Ou então: É verdade que o nome de Jesus na realidade era outro?
Sim, o nome de Jesus não era esse, essa é uma forma “transliterada” de seu verdadeiro nome do grego.
Na Palestina da época de Jesus, os nomes eram em hebraico obviamente e seus sobrenomes em geral eram o primeiro nome dos seus pais.
O pai (terreno) de Jesus chamava-se José, porém este nome também está transliterado para os idiomas latinos (como por exemplo o português e espanhol).
O nome de Jesus era (ou é) Yehoshua que significa Salvador.
Existe uma forma abreviada deste nome que é: Yeshua.
Ambos, Yehoshua ou Yeshua significam: Yavé (Deus) salva.
Bem, vamos usar a forma abreviada e simplificada do seu nome que muito provavelmente era mais usada por todos (amigos, familiares etc..).
Yeshua era filho de José que em hebraico é Youssef; que também tem uma forma simplificada que é Yossef.
Então temos Yeshua filho de Youssef; “filho de” em hebraico poderia ser de duas formas: “Ben” ou “Bar”.
Desta forma teremos o nome de Jesus como sendo: Yeshua Ben Yossef ou Yeshua Bar Yossef ou ainda Yehoshua Ben Youssef.
Em alguns momentos, Jesus foi referido como Jesus Nazareno; em alguns casos os “sobrenomes” eram o local (ou a cidade) onde a pessoa nascia ou era criada, portanto Jesus o Nazareno – Yeshua Hanatzrati - ou Jesus de Nazaré – Yeshua minatzrat. Na placa posta sobre a cruz onde Jesus foi crucificado, consta o “N” (INRI – Jesus Nazareno Rei dos Judeus.) O “N” indica a cidade onde Jesus foi criado.
Então é isso pessoal; o nome de Jesus era Yehoshua Ben Youssef.
* Este artigo foi escrito originalmente para o extinto Blog Jovem Fonte.Como o blog não foi pra frente e foi descontinuado, ficou uma parte do artigo aqui e outra perdida. Então eu adaptei o post e o publiquei inteiramente aqui no Blog O Rescator. Como o Blog Jovem Fonte era um blog feito por Jovens e adolescentes e direcionado a esse público, a linguagem aqui é um pouco mais jovial que o de costume em meus artigos.
OLÁ GRANDE JORGE.
ResponderExcluirMUITO BOM.
ABS DO BETO.
Muito Obrigado Beto!
ExcluirPaz!