quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Previsão do Tempo

Olá!
Eu sei que estou devendo um monte de post's pois fiquei muito tempo sem escrever aqui no blog. Mas os motivos são muitos que me impediram de atualizar O Rescator.
Bom, hoje foi o primeiro dia que choveu em mais de um mês sem cair uma gota de água do céu (aqui no bairro onde moro no Rio de Janeiro).
Eu acompanhei assíduamente a previsão do tempo (clima) em todos os jornais televisivos e no site do CLIMATEMPO e também no Canal do Climatempo (Canal 102 da Sky aqui no Rio).
Bom, era um festival de disparidades a respeito da temperatura e se faria sol ou chuva no dia seguinte.
Deixa eu explicar uma coisa, eu tenho uma mania danada de termômetro...
É, eu tenho um monte deles em casa e até no carro.
Eu tenho termômetro na varanda, na cozinha, no quarto, no escritório; eu tenho termômetro de coluna de mercúrio, tenho termômetro de temperatura máxima e temperatura mínima no período; tenho termômetro de mercúrio (metal liquido) também de máxima e mínima. Tenho termômetro do Paraguay, tenho termômetro brasileiro em Gráus Celsius (Cº), tenho termômetro americano em Fahrenheit (Fº) tenho de tudo quanto é tipo, formato e qualidade.

Tenho um que é o meu xodó: É um digital que mede a temperatura interna e externa da casa tanto máxima quanto mínima em um determinado período.

Eu verifico este termômetro várias vezes por dia e a noite também.

Eu reseto (zero) uma vez por ano e assim sei qual foi a temperatura máxima no ano e a mínima também; e anoto em um papelzinho.

Devido ao calor extremo e a pouca humidade, as plantas do meu jardim e a pequena horta que possuímos estavam morrendo.
Então passei a regar todos os dias em horários diversos.
Isso além de me tomar um tempo imenso (a horta é pequena mas o jardim é bem grandinho) gasta uma água fenomenal e energia elétrica para ligar a bomba e reencher a caixa após cada regada.

Dia após dia eu rezava para chover e nada...
Começava com a previsão do Bom dia Brasil da Rede Globo e terminava com o Canal do Climatempo. Várias vezes eles anunciavam solenemente que choveria e... Nada...

O Clima Tempo muitas vezes informava no canal interativo: Cidade Tal (minha cidade) Probabilidade de chuva 80%, volume estimado 10 milímetros (já dá para molhar as plantas) no dia seguinte... Um sol do cacete!
E assim foi minha peregrinação pelas previsões do tempo: no Jornal da Band tem uma apresentadora com sotaque nordestino que parece que está falando com uma amiga sobre uma cantada que ela rejeitou numa balada; No SBT Brasil uma loura apresenta a previsão junto ao Carlos Nascimento e certa vez ela ridicularizou um alerta de furacão próximo a Santa Catarina dizendo que no máximo haveria um "furaquinho"; bom, no dia seguinte houve talvez a maior catástrofe climática do estado.

E, entre meus termômetros e as previsões quase astrológicas dos meios de comunicações e seus institutos associados eu cheguei a uma conclusão: É melhor olhar pela janela ou se tudo falhar, "Pergunte a Pedra" a Pedra sabe.


Um abraço! P.S. do dia 22 de Dezembro de 2009 até hoje 18/02/10 a maior temperatura aqui no meu termômetro foi de 38,4 Cº

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.