![]() |
Valdemiro Santiago |
O ex-ajudante de obra Valdemiro Santiago de Oliveira, que atualmente se auto-denomina “apostolo”, não passa de mais um criminoso e mentiroso.
Não terminou o curso primário (ensino fundamental), burro, tacanho, querendo ser mais que um “obreiro” na falsa Igreja Universal do Reino de Deus, onde ele foi protelado várias vezes.
Em toda a Web, você verá que consta a seguinte frase: “…Entrou na Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina, onde terminou a formação…” (Ponha esta frase no Google e você verá, que ela se repete por mais de 1.800 vezes).
Só tem um detalhe, um grande detalhe nesta história, esta Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina ou OTEAL, não existe! É isso mesmo, não existe! Não é uma escola, nem seminário, nem mesmo uma Ordem Religiosa de qualquer tipo! Eu procurei na internet (mais de 3.000 páginas), procurei nas listas telefônicas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e nada… (a única coisa que você achará, é uma quantidade enorme de pastores, reverendos, missionários etc.… que recebem títulos desta falsa entidade)
Procurando com outros critérios de busca, encontrei um “diálogo” entre o internauta Francisco Belvedere (aparentemente um pastor novato) e o Pastor Caio Fábio; a correspondência entre os dois, trata de um e-mail recebido pelo pastor novato em que lhe era oferecido um diploma de Dr. Honoris Causa em Divindade! Vou reproduzir aqui os trechos mais importantes do texto, vou “cortar” as partes mais chatas e sem interesse para o assunto Valdemiro Santiago:
…Subject: VENDA DE DOUTORADO HONORIS CAUSA EM DIVINDADE (vergonha) Prezado Rev.Caio Fabio, Abaixo está um e-mail Curioso, onde um suposto Reverendo oferece títulos de Dr. Honoris Causa em Divindade por 200 reais, e cita nomes de respeitados seminários e respeitados teólogos incluindo o sr…
…Amado(a) pastor(a) ou bispo, Chego até sua presença com uma proposta abençoada que poderá ser altamente útil e gratificante para si. Entendemos que um obreiro que trabalha bem e com amor mereça certos reconhecimentos, algo que dê testemunho visível da obra que tem empreendido em prol da salvação das almas e incremento da sociedade humana. Por causa disto já faz um certo número de anos que tenho passado às mãos de ilustres ministros de Deus diplomas “honoris causa” de Doutor em Divindade. Como o(a) amado(a) deve estar ciente, tais diplomas não exigem qualquer tarefa de natureza acadêmica. A única exigência é ser pastor(a) titular de uma igreja evangélica, ou professor de Teologia. O diploma é entregue em solenidade especial promovida pela comunidade eclesiástica pertinente, entregue pessoalmente por mim ou por um ministro que nos represente, nomeado pelo laureado, na cidade onde vive. Esta última opção sai bem mais barata porque para eu entregar o diploma pessoalmente implicará, por parte do candidato, em despesas de passagem e hospedagem. Apenas como referência, já entreguei esse diploma, através da Faculdade de Teologia Filadélfia Internacional e do Seminário Teológico Pan-americano a várias personalidades, entre as quais cito as seguintes: Pr. José Wellington Pereira da Costa, Pr. Nilson Fanini, Pr. Caio Fábio de Araújo Filho, Pr. Izaias de Souza Maciel, Pra. Walnice Milhomens, Pr. Túlio Barros, Profa. Lídia Almeida, Pr. Robert Wellman, Ap. Miguel Ângelo, Bispo Átila Brandão. Ao todo, em torno de 50 diplomas. E por que tão poucos? Porque não os distribuímos de forma aleatória, mas somente para os que os merecem. Talvez esteja pensando agora: quanto me custará esta láurea? Solicitamos do candidato uma contribuição quase simbólica de R$200,00 (duzentos reais),
…Cordialmente em Cristo, Rev. Dr. Paulo de Aragão Lins, ThD, PhD, DD Diretor-Presidente do SETEPAN EMAIL: aragaolins@bol.com.br O Seminário Teológico Pan-americano é reconhecido e chancelado por 26 entidades nacionais e internacionais. O Dr. Paulo de Aragão Lins, Diretor do SETEPAN é o atual Presidente da OTEAL (OTEAL é a sigla para Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina N.A,), foi Vice-Diretor do Seminário Bíblico Batista de Benevides, Pará, fundador e Reitor da Faculdade de Teologia Filadélfia Internacional, professor de Teologia de vários seminários e faculdades de Teologia e Coordenador de Ensino do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, Paraíba…
Ou seja: Um grande e safado 171!
Só para deixar bem claro, o Pastor Caio Fábio confessa que aceitou o diploma (grátis, sem pagar nada), assume que foi um erro, que aceitou para se livrar do sujeito que era muito insistente a época, que chegou a acreditar que havia de fato uma instituição por traz do Diploma etc.. Mas que se arrependeu.
Voltando ao Valdemiro Santiago, ele não terminou estudo algum na Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina, semi-analfabeto ele saiu do ensino fundamental, e assim continua até hoje. Ele pagou (ou recebeu grátis) por um pedaço de papel que diz que ele é o que ele diz ser. Em resumo: Dizer que o Valdemiro Santiago pode pregar o evangelho com este “diploma Honoris Causa” é o mesmo que o ex-Presidente Lula receber o Diploma de Dr. Honoris Causa em Medicina da Universidade de Coimbra e deixar ele fazer uma cirurgia cardíaca.
Não foi pastor, reverendo, missionário e muito menos não é apóstolo de coisa alguma, (a não ser apostolo da mentira, e o Grande Apóstolo da Mentira, eu não preciso dizer quem é).
Na IURD, de tanto insistir, conseguiu o título de “pastor”, (mesmo na IURD, muitos não queriam e não o suportavam).
Como falso Pastor da igualmente falsa Igreja Universal do Reino de Deus, ele foi enviado para bem longe, mais precisamente Moçambique, e foi lá que ele começou a fase das mentiras das mais absurdas, tentando criar para si um caráter messiânico.
Em Moçambique, no dia 21 de Maio de 1996, ele foi pescar com 3 amigos, e o barco em que estavam foi “sabotado” (fazendo-se assim de vítima perseguida por forças misteriosas); o barco começou a afundar, ele teria dado os únicos três coletes salva-vidas, aos seus amigos/colegas, (o que ocorreu na verdade, é que nesta época ele era obeso mórbido, pesava 153 quilos e o colete não lhe serviria para nada, hoje ele está melhor, pois fez uma cirurgia de redução de estomago). Voltando ao naufrágio, ele teria nadado entre 8 e 15 quilômetros em meio a ferozes tubarões, baleias, “águas-vivas gigantes” e “barracudas agressivas”, teria sido salvo por anjos etc..
Bom, o naufrágio realmente deve ter acontecido, pois a notícia foi publicada em jornais moçambicanos a época, o camarada que ficou agarrado ao barco, (com o colete salva-vidas) sobreviveu, (foi resgatado por outra embarcação) dois outros que o seguiram na empreitada de chegar até a praia morreram. Ele foi encontrado/resgatado por dois homens, (que hoje ele afirma eram na verdade anjos enviados pelo próprio Todo Poderoso).
Ninguém acreditou nele, nem os membros da IURD que chegaram a enviar alguns membros para investigar a veracidade do ocorrido. É claro que não deu em nada, pois só ele viu tudo, dois morreram e o outro ficou agarrado a embarcação e não viu nada. Ele conta estas bobagens, para que tolos acreditem que ele recebe o chamado “livramento” divino.
A história é só uma dentre outras mentiras sobre ter recebido o “livramento” divino: Sobreviveu a uma tentativa de assassinato, escapou com vida milagrosamente de uma mina terrestre que explodiu embaixo do carro onde estava, teria caído do 8º andar de um prédio em construção e nada sofreu; e por aí vai, ele não tem medida para a mentira.
Sem freio nem medida, ele é advertido pela cúpula da IURD, diversas vezes, seja pelos seus casos extra-conjugais, seja pela sua intempestiva pregação nos cultos.
A gota d’água veio quando ele “consagrou” um pastor lá em Sorocaba onde ele era o responsável pela a IURD, o problema era que o tal Pastor “consagrado” era um cara cheio de filhos fora do casamento, tinha problema pra tudo quanto era lado e logo surgiram um monte de denúncias sobre o tal pastor “consagrado” o Edir Macedo ficou sabendo da história e ordenou que o Valdemiro Santiago “desconsagrasse” o infeliz. Valdemiro se negou e foi expulso da Igreja Universal.
Em poucos dias (entre 1996 e 1997), ele fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus (haja megalomania!); na ata de fundação, consta que ele é o “Primaz” da Igreja, a diretoria é composta por ele mesmo, sua esposa e alguns outros parentes.
Aí ninguém mais segurou o cowboy, ele saiu prometendo mundos e fundos para quem o seguisse na nova igreja, (pastores, obreiros e fiéis).
Ele passou a dizer que cura:
- AIDS
- Câncer
- Cegueira
- Surdez
- Tuberculose
- Hanseníase
- Paralisia
- Alergias diversas
- Coceiras
Além disso ele disse que já ressuscitou um morto (ao menos um)!
Em 2003, já seguro quanto sua intocabilidade, aconteceu o que acontece com todos os mentirosos mais cedo ou mais tarde; ele foi preso!
Durante uma blitz em Sorocaba ele foi descoberto transportando em seu carro: Uma espingarda (tipo escopeta), duas carabinas e 400 caixas de munições. Ele alegou que eram armas para caçar e que estava levando para a casa de um amigo. Com autorização da justiça, a polícia foi até a casa do "falso apóstolo” e encontrou mais armas e munição.
Bom, a caça é proibida em praticamente todo o Brasil. O que o Valdemiro iria caçar com uma carabina e 400 caixas de cartuchos? Elefantes? Haja elefantes! Carro blindado da Polícia?
Eu disse carro blindado da polícia, pois ocorreu mais tarde (em 2010) que 3 “pastores” da Igreja Mundial do Poder de Deus, foram presos por tráfico internacional de armas.
Eles foram presos pela Polícia Rodoviária Federal nas proximidades da Cidade de Miranda (BR 262) com 7 fuzis (veja foto) os fuzis de fabricação norte-americana, marca Bush máster, Modelo M-15, Calibre 5,56. As armas estavam escondidas em compartimentos de fundo falso nas portas dianteira e traseira e assento traseiro do veículo.
As investigações prosseguiram, mais alguns elementos foram presos, e o inquérito chegou a conclusão de que as armas eram para abastecer o tráfico de drogas nos morros da Cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro. Foram ao final indiciados por tráfico internacional de armas.
Enfim, as acusações contra ele são muitas: Desde charlatanismo, coerção, enriquecimento ilícito (possui helicóptero e avião) passando óbvio por posse e condução ilegal de armas.
Agora eu me pergunto: Como os governadores dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e os Prefeitos de suas respectivas capitais, permitiram que esse falso apóstolo com esse currículo e ficha criminal, reuni-se milhares de pessoas em Interlagos e no Monumento aos Pracinhas?
Este criminoso continua nas televisões, nos rádios e em praça pública, professando suas imundices, que certamente provém do maligno. Quando as autoridades públicas deste país farão algo para proteger a sociedade brasileira destes impostores da fé?
Adendo em 20/03/2012:
O Programa Domingo Espetacular da Rede Record de TV, de propriedade da falsa Igreja Universal do Reino de Deus de propriedade do igualmente falso "bispo" Edir Macedo. Exibiu no dia 18/03/2012 uma extensa reportagem sobre o enriquecimento ilícito do "apóstolo" Valdemiro Santiago" no link abaixo, você terá acesso ao vídeo com parte da reportagem do repórter Marcelo Rezende.
Reportagem sobre o enriquecimento ilícito de Valdemiro Santiago
Eu adoro quando eles brigam entre eles, o dinheiro dos fiéis é limitado, então, um falso religioso tem que denunciar o outro, para que as "ofertas" e os dízimos deixem de ser dado a a tal igreja denunciada, sendo assim, se os fiéis deixam de dar dinheiro para uma igreja, em tese dará para outra.
Eu adoro quando eles brigam entre eles, o dinheiro dos fiéis é limitado, então, um falso religioso tem que denunciar o outro, para que as "ofertas" e os dízimos deixem de ser dado a a tal igreja denunciada, sendo assim, se os fiéis deixam de dar dinheiro para uma igreja, em tese dará para outra.