domingo, 1 de setembro de 2013

Zeus o rei dos deuses.

Olá Pessoal!
Este é o meu novo artigo para o Blog Jovem Fonte.
Espero que vocês Gostem.
zeus
Zeus o rei dos deuses.
 
Semana passada eu comecei a falar sobre a religião dos antigos gregos a hoje chamada Mitologia Grega. Falei sobre Dionísio por ser ele o mais jovem de todos os deuses do panteão, isso em homenagem ao renascimento do Blog Jovem Fonte; mas não se pode falar sobre Mitologia Grega (ou religião dos antigos gregos se assim preferirem) sem falar sobre Zeus.
 
Muitos pensam que Zeus era o deus supremo, assim como hoje consideramos o Deus no entendimento da maioria das religiões atuais e mesmo no entendimento de ateus e intelectuais: único, onipresente, onipotente, criador do céu e da terra etc. 
 
No passado não era diferente, muitos também acreditavam que assim era, mesmo não sendo.
 
Zeus não era o “Pai de Todos os deuses”, ele era o “Rei de todos os deuses” o líder, mas não era o correspondente ao Deus como entendemos hoje. 
Cronos55
Reia e Cronos
 
Zeus era o guardião da justiça (dos deuses e dos mortais), mestre dos outros deuses, controlava o céu (céus se preferirem), e controlava os raios (dentre muitos outros poderes).
 
Cronos era o pai de Zeus e rei dos Titãs os deuses mais poderosos do universo.
 
Cronos se casa com sua irmã (também Titã) Reia e desta união nascem uma nova geração de deuses chamados de olimpianos, dentre eles: Zeus, Hades e Posseidon. 
hades
Hades
Cronos por medo de ser substituído ou ter seu poder usurpado por algum de seus filhos, passa a ter o péssimo habito de devorar seus filhos assim que eles nascem. 
x-poseidon-fodc3a3o
Posseidon
 
O problema é que esses deuses eram imortais, então eles eram devorados por Cronos, porém não morriam ficavam apenas presos em sua barriga. Reia irmã e esposa de Cronos não gostava da ideia de seus filhos serem devorados por seu marido, afinal ser mãe não é apenas dar a luz mas também amamentar, cuidar e criar seus filhos.
 
Desta maneira Reia cria um plano para que isso não ocorra mais. Ela foge das vistas de Cronos e dá a luz a Zeus. Para ler mais clique aqui.

5 comentários:

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.