domingo, 9 de março de 2014

As Dez Maiores Invenções da Antiguidade

 
As Invenções da Antiguidade - A Carroça
Invenções da Antiguidade
Foram muitas, tantas que seria difícil enumerar todas. Seguindo o padrão de algumas postagens minhas anteriores (Os Dez Maiores Mitos do FBI, Os Dez Maiores Mitos Sobre a Maçonaria etc.) eu escolhi 10; foi muito difícil escolher, mais do que eu imaginei, quase desisti pois eu imaginei um monte de críticas e reclamações e antes que você me xingue deixa eu explicar: eu selecionei em livros, revistas (dentre elas uma edição especial da Revista Época), enciclopédias e é claro usei meu próprio conhecimento de história cerca de 70 invenções ou "inovações" do Mundo Antigo. Fiz um expurgo básico entre invenções e "inovações" e deixei as "inovações" para um possível próximo artigo.
 
Deixei de lado também acontecimentos duvidosos como por exemplo a Agricultura, a Domesticação de Animais e invenções correlatas por exemplo: se eu estou falando sobre a Roda, não senti necessidade de falar sobre a carroça ou a biga.
 
Outro critério de exclusão que eu utilizei foi retirar invenções importantes, porém que desapareceram no mundo antigo e só retornaram séculos ou milênios mais tarde, como a Democracia, O Parlamento, A República e outras coisas do tipo.
 
Outras invenções foram muito difíceis para eu retirar dos "Dez Mais" como o sapato, a pólvora, a espada e muitas outras.
 
Sei que qualquer um faria uma lista das Dez Maiores Invenções do Mundo Antigo melhor que a minha, pois para um arquiteto a invenção da muralha ou do castelo é mais importante que minhas escolhas; se você for um médico, uma tipoia ou um curativo é muito mais importante do que muitos itens da minha lista.

Assim, desculpas antecipadas pedidas, vamos a lista:

  1. Roda Antiga - A Invenção da Roda
    Invenção da Roda
    A Roda - Sem ela as coisas seriam muito difíceis em termos de transporte de pessoas, alimentos, soldados, armamentos etc.. Ela encurtou caminhos, distâncias e poupou muita energia do ser humano. Ninguém pode afirmar quem ou qual cultura inventou a roda; nem mesmo a data exata de sua criação podemos afirmar, provavelmente ela surgiu entre 4.000 e 7.000 anos a.C. A representação da utilização de rodas (na verdade 4 em uma espécie de carroça) vem de um pote de cerâmica, o "Pote de Bronocice" (ou Vaso de Bronocice) um fragmento de cerâmica que retrata uma espécie de carroça ou charrete com quatro rodas e dois eixos; entre 3.500 - 3.350 a.C. escavado na Polônia. Aparentemente a roda surgiu quase simultaneamente na Mesopotâmia, no Cáucaso, nos Bálcãs e na Europa Central.
    Pote de Bronocice

    Pote ou Vaso de Bronocice


  2. Canoa Pesse - Holanda
    Canoa Pesse - Holanda
    A Canoa - Se a roda foi uma invenção que revolucionou a humanidade na terra, na água sem dúvida foi a canoa. Assim como a roda, não sabemos quem, onde ou exatamente quando ela surgiu, mas certamente foi nos primórdios da existência humana; ela permitiu que se cruzassem rios e mesmo oceanos, a expansão do homem pelo mundo deve-se muito a invenção da canoa. Devemos destacar a importância das canoas na dispersão do ser humano nas Polinésias; utilizadas há 3 mil anos pelos povos polinésios, as “canoas havaianas” são usadas até hoje. Também conhecidas como Outriggers, elas foram usadas como meio de transporte, sendo responsáveis pela colonização das ilhas do Pacífico, principalmente o Havaí. Os barcos eram extremamente simples, funcionais e versáteis. Feitos com ferramentas rudimentares de pedras, ossos e corais, dois grandes pedaços de árvore eram unidos e ganhavam uma vela central, feitas de fibra de coco. As canoas mais antigas conhecidas são a Canoa Pesse uma canoa de tronco escavado de Pinus Sylvestris, construída entre 8.200 e 7.600 a.C (alguns afirmam ser de 8.760 a.C)  encontrada na Holanda. Logo atrás está a Canoa Dufuna na Nigéria datado de 7.670 a.C. e a Kuahuqiao canoa que data de 7.500 a.C., encontrada na China.
    Canoa Dufuna - Nigéria Canoa kuahuqiao - China

    Canoa Dufuna - Nigéria

    Canoa Kuahuqiao - China


  3. icone[3]
    Linguagem Icônica
    A Escrita - Acho que todos concordam que se o homem não tivesse inventado a escrita provavelmente não teria chegado onde chegou, nem estaria lendo este artigo. As diversas formas de escrita surgem na Idade do Bronze a partir da proto-escrita do final do Neolítico. Foi o acontecimento que dividiu a evolução da humanidade entre História e Pré-História para saber mais clique AQUI.

  4. A Historia do Arco e Flecha
    Arco e Flecha
    O Arco e Flecha - Muito antes de ser considerado uma arma de guerra, permitiu que se abatesse a caça à distância, isso foi um avanço no processo de conseguir alimentos, o homem podia atacar um animal à distância minimizando o risco de ser atacado por ele; além disso poderia buscar caça sobre as árvores, na água e mesmo no céu como pássaros em pleno voo. Também como arma de guerra, foi usado por milênios só sendo descontinuado como arma no início do século XIX. Hoje ainda usa-se o Arco e Flecha em algumas equipes de "comandos" como os Boinas Verdes Norte-Americanos, índios brasileiros ainda fazem uso de Arco e Flecha para obter caça e é um esporte difundido por todo o mundo, fazendo parte inclusive dos Jogos Olímpicos.

  5. A História da Corda
    Corda Egípcia
    A Corda - Cordas rudimentares encontradas em escavações eram feitas com fibras e peles desfiadas, remontam a quase 20 mil anos. Com a corda foi possível amarrar animais facilitando a domesticação e a captura da caça. Com a corda foi possível fixar a pedra lascada ou polida em um cabo sendo possível assim confeccionar uma faca ou um machado. Muitas culturas antigas construíram suas primeiras pontes com cordas; as famosas Pontes de Cordas (pinguelas).  Amarrar os inimigos vencidos só foi possível após sua invenção. Navegar, mesmo em canoas rudimentares sem a corda seria virtualmente impossível. Sem ela não existiria o Arco e Flecha. Vale mencionar que foram os egípcios que modernizaram a corda e a usaram com mais eficiência, sua aparência atual se deve a eles. Os gregos usavam muito o cânhamo (Cannabis Sativa, popularmente conhecida como maconha ou marijuana); o cânhamo se presta a fazer excelentes cordas muito usadas até nos tempos Velho Oeste norte-americano  em seus famosos enforcamentos. Com a corda ficou muito mais fácil embalar, arrastar, sustentar, amarrar e elevar. Com muita modéstia e humildade correndo o risco de estar incorrendo em erro grave eu arriscaria dizer que a invenção da corda rivaliza com a invenção da roda, pois sem a corda pouco se poderia fazer com a roda.

  6. A História da Cerâmica - Fragmentos Encontrados na China com 20.000 anos de Idade
    Fragmentos de Cerâmica Chinesa de 20.000 anos
    A Cerâmica - As mais antigas foram encontradas na Tchecoslováquia, datando de 24.500 a.C (sempre estão fazendo descobertas de cerâmicas mais antigas que as últimas). Com a cerâmica foi possível, armazenar e transportar alimentos líquidos e sólidos. Sem ela seria impensável a fabricação e armazenamento de vinhos, cervejas, óleos, perfumes e azeites. Urnas funerárias de cerâmicas eram utilizadas em inúmeras civilizações antigas. Decorar, ornamentar, plantar (armazenar sementes para a próxima safra). Por muito tempo a cerâmica crua era utilizada como base para escrita, depois de cozida ficava impresso para a posteridade, livros, inventários, leis e muito mais; toda a escrita cuneiforme (em forma de cunha) iniciou-se na cerâmica. Na construção de casas, ela é usada até hoje em muitos lugares inclusive no Brasil.  Como atividade artística ela é usada até o presente. A cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes eletrônicos, elétricos e é utilizada inclusive na tecnologia espacial. Além de todos os seus predicados a cerâmica serve até hoje como "pista" arqueológica; muitas vezes é baseado em seu achado e classificação arqueológica que se mede graus de civilização de um povo antigo e seu período no tempo.

  7. A História do Aço
    Aço Rudimentar em Ferramentas
    O Aço - O mundo moderno seria impensável sem o aço; desde uma peça minúscula dentro de um relógio até naves espaciais possivelmente não existiriam sem a tecnologia do aço. O aço é a mistura controlada de proporções de minério de ferro e carbono. As peças mais antigas encontradas arqueologicamente são do Antigo Egito (uma delas dentro da Pirâmide de Gizé, 2.900 A.C). A prática da Siderurgia é bem mais antiga do que se possa imaginar os primeiros utensílios feitos de metal eram recolhidos de minério de ferro de fragmentos de meteoritos que caíram no planeta; a própria palavra "sider" (de sider-urgia) significa estrela ou astro.  O aço revolucionou o mundo antigo, principalmente na construção de armas (especialmente espadas e facas); os Hititas primeiramente se destacaram nesta área e por décadas mantiveram supremacia regional por este motivo.

  8. A História do Papel - Papiro
    Papiro a Base do Papel Antigo
    O Papel - A palavra papel vem do latim "papyrus". Nome de um vegetal da família "Cepareas" (Cyperua papyrus). O miolo dos seus caules era usado, como suporte da escrita no Egito 2.400 anos a.C. Os chineses foram os primeiros a fabricar o papel como nós conhecemos, começando sua produção a partir de fibras de bambu e da seda. Acho desnecessário ressaltar a importância do papel na evolução da humanidade. O "Esquema Eletrônico" do computador, tablet ou smartphone que você está usando para ler este artigo, mesmo nos dias de hoje está guardado em algum lugar impresso em papel; a menos que você tenha impresso este texto em sua moderna (ou nem tanto) impressora jato de tinta ou laser, mas o papel é basicamente o mesmo a séculos; não é mais feito da fibra de papiro, bambu ou seda, mas é confeccionado a partir de fibras de celulose.

  9. A História da Escola- A Escola de Atenas Rafael 1508
    Escola Grega o Início de Tudo
    A Escola - Curiosamente a palavra escola deriva do grego σχολή (scholē) que originalmente significava "lazer" ou "lugar do ócio"; a explicação para isso é que nos primórdios as pessoas (crianças ou não) iam a esses espaços em seu tempo livre de outras obrigações, para aprender, mas também para pensar e refletir. As primeiras formas do que poderíamos chamar de escola surgiu na Suméria em aproximadamente 4.000 a.C. Mas só na Grécia por volta de 387 a.C. ficaram mais parecidas com uma escola formal (por isso a origem da palavra é grega). As escolas, acumularam conhecimento, perpetuaram o conhecimento, somaram conhecimento, propagaram conhecimento, ajudaram ao conhecimento humano a evoluir e ao longo dos séculos popularizou o conhecimento.

  10. A História do Espelho - ESPELHOS ANTIGOS - EGÍPCIO, ETRUSCO E ITÁLICO
    Suportes de Espelhos Antigos
    O Espelho - Antes dele apenas uma turva, tosca e ondulante imagem na água era o que o ser humano sabia de sua própria aparência. Tudo que um ser humano podia saber sobre sua própria aparência dependia do que outra pessoa poderia dizer e avaliar. Imagine não saber como é sua forma? Como estou com essa roupa? Com essa cor de vestido ou camisa? Uso barba ou apenas bigodes? Gosto do meu rosto ou me acho feia? Esta cicatriz é séria ou quase não se vê? Mas por volta de 600 a.C. isso mudou quando nós humanos começamos a produzir os primeiros espelhos rudimentares. Pharos, o farol de Alexandria construído em 280 a.C., um grande espelho de metal refletia a luz do sol durante o dia e a luz de uma enorme fogueira durante a noite; é um exemplo de mais uma utilização desta extraordinária invenção.
Se você ficou decepcionado com as minhas escolhas; eu te proponho o seguinte: faça sua seleção e discuta com uma ou mais pessoas, você verá que é uma tarefa bem difícil se bem que divertida e instrutiva.

15 comentários:

  1. Sim com certeza todas essas invenções,foram, e é de muita importância para a humanidade,mas como você mesmo disse cada um faria sua lista pessoal,eu tbem teria a minha,mas, pra mim como mãe e dona de casa tenho uma invencao como a melhor e todas,, a maquina de lavar roupa, hj eu viveria sem uma geladeira,mas a maquina não.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro Patricia, cada um teria sua lista..rs..rs..
      Sobre máquina de lavar, eu tenho um artigo muito divertido chamad A Máquina de Lavar do Bill Gtes, você pode ler em http://orescator.blogspot.com.br/2009/04/maquina-de-lavar-de-bill-gattes.html
      Forte abraço! Paz!

      Excluir
  2. Gostei, muito legal. É nosso espelho do ontem, e o que temos hopje é graças a alguém que começou de alguma forma.
    Você deveria postar lá no Caderno de Rascunhos os seus textos, ainda é membro de lá.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado querida Gisele Regina.
      Vou procurar estar mais presente ao grupo Caderno de Rascunhos!
      Beijão! Paz!

      Excluir
  3. grande jorge.

    a minha escolha é a mais simples:
    o espelho.

    abçs do beto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espelho foi uma grande invenção Beto!
      Fique com Deus! Paz!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado Andreza Coutinho!
      Beijão! Paz!

      Excluir
  5. Opa... Tudo bem? Gostei das suas escolhas.... Eu acrescentaria o fogo
    Se me permite gostaria que você fizesse uma análise sobre a OIT 169 da ONU sobre os direitos indígenas, quilombolas e etc... E os riscos em relação a soberania nacional...
    Você não deve lembrar de mim. Sou amigo do Rogério da loja de informática WRS
    Sempre leio seu blog. E queria saber sua opinião sobre esse assunto.
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordan o fogo foi uma grande descoberta, mas não uma invenção por assim dizer. A importância esteve no DOMÍNIO do homem sobre o fogo, quando ele aprendeu a controlar o fogo. Acender quando quisesse e apagar quando quisesse.
      Quanto ao seu pedido OIT 169 da ONU e sobre os direitos indígenas, quilombolas etc.. estou anotando agora e entrará na fila para eu poder escrever sobre o assunto.
      Um forte abraço! Paz!

      Excluir
  6. Gostei muito me ajudou a fazer um trabalho sobre a roda de carroça só que precisaria mas sobre isso se puder ajudar agradeso obgd hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu poderia ajudar Aline? Me envie um e-mail ok?
      orescator@gmail.com

      Excluir
  7. Respostas
    1. O papel Higiênco também foi uma grande inovação Giotto di Bondone.
      Muito Obrigado por participar do Blog O Rescator.
      Paz!

      Excluir
  8. Muito obrigado, ajudou bastante... :D Parabéns pelo trabalho! Abraço! S2

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.