sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Conheça a História do Povo da Tasmânia

Um Povo levado a extinção…

taz
Taz
 
Tudo que você conhece sobre a Tasmânia são os desenhos de Looney Tunes e o desenho animado do Taz?

A Tasmânia:

Hoje,  a Tasmânia é uma ilha e um estado australiano com uma área total de 65.022 km². Fica a 240 km da costa sudeste da Austrália “continental”. Na última era glacial, muito provavelmente a  Tasmânia esteve ligada a “ilha” principal da Austrália (entre 10.000 e 18.000 atrás).

O primeiro europeu a avistar a Tasmânia foi
AbelTasman
Abel Tasman

o explorador holandês Abel Tasman (daí o nome Tasmânia) em 24 de novembro de 1642. Abel chamou a ilha de Anthoonij van Diemenslandt em homenagem ao Governador-Geral das Índias Orientais Holandesas.

A ilha ficou conhecida como Terra de Van Diemen (Van Diemens Land) pelos britânicos. O explorador francês Marc-
Marc-Joseph Marion du Fresne
Fresne
James cook
James Cook
Joseph Marion du Fresne também avistou a ilha em 1772 (pouco antes de morrer) e o famoso Capitão James Cook em 1777. Diversos outros navegadores europeus avistaram ou aportaram na ilha.
 
Uma pequena pausa para uma explicação:

Até hoje não se chegou  a um consenso se a Austrália é um continente ou uma ilha. Existe um certo “acordo” em considerar que tudo que é maior que a Austrália é um continente e tudo que é menor que a Austrália é uma ilha; mesmo tendo a maioria dos tratados como sendo a Austrália um continente, o próprio Governo Australiano (através do Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio) considera oficialmente a Austrália como sendo a maior ilha do mundo e o menor continente do planeta.

Continuando com a Tasmânia…

Tasmania
A Ilha da Tasmânia
A primeira colônia da Tasmânia foi iniciada pelos britânicos em Risdon Cove na margem oriental do estuário do Derwent em 1803 por um pequeno grupo enviado de Sydney sob o comando do tenente John Bowen.
John Bowen
John Bowen
Em 1803, a Inglaterra começou a colonizar a Tasmânia e encontraram cerca de 5.000 aborígenes Tasmanianos chamados Palawa e que viviam completamente isolados do mundo a mais de 10.000 anos. Ridiculamente os invasores britânicos analisaram e julgaram esses habitantes pela ótica de sua “civilização” “cristã” europeia (eu coloco a palavra cristã entre aspas, pois não houve nada de cristão em suas atitudes).
O Professor Henry Reynolds da Universidade da Tasmânia deu a seguinte declaração para um documentário da BBC:
Henry Reynolds
Henry Reynolds
“… Logo houve expressões de nojo e choque pelo modo como os Tasmanianos viviam. Para os europeus pareciam que os Tasmanianos não tinham cultura, não tinham religião, não tinham um Deus. Assim eles os viam como gente que tinham ficado para trás na história e também os ligaram a uma ideia muito popular no século XVIII: “A Grande Cadeia do Ser”; em que várias raças do gênero humano foram arranjados em ordem hierárquica e na qual os Tasmanianos eram singularmente selvagens e primitivos, portanto podiam ser tratados quase como animais…”
 
Também em 1803, os britânicos construíram sua primeira colônia em Risdon Cove que está localizado na margem leste do Rio Derwent, a cerca de 7 km ao norte de Hobart a atual capital da Tasmânia; este pequeno grupo foi enviado de Sydney na “Austrália Continental”. Esta colônia foi mais tarde abandonada.
 
Em 1804 uma segunda colônia foi estabelecida pelo capitão David Collins a 5 km ao sul de Risdon Cove em Sullivan's Cove na margem oeste do Rio Derwent. Esta última colônia ficou conhecida como Hobart Town ou Hobarton, mais tarde encurtado para Hobart  e mais tarde ainda se tornou a capital da Tasmânia.

A questão é que as duas colônias foram construídas onde por milênios eram área de caça dos Tasmanianos. A caça era necessária para os invasores ingleses assim como para os aborígenes e se fazia necessário enxotar, maltratar, e se  necessário matar os Palawa.

Em um lugar longe de tudo e de todos não fica difícil imaginar o que ocorreu: Os ingleses foram enxotando os Tasmanianos  cada vez mais para longe; até que em meados de 1820 os habitantes nativos começaram a reagir e assim como eram mortos, passaram a matar os invasores de suas terras.

Bain Attwood
Bain Attwood
O Professor Bain Attwood da Universidade Monash na Austrália deu o seguinte depoimento para o documentário que no Brasil tem o título de: Racismo; uma história. (Impactos Fatais) da BBC de Londres:

“… A partir de 1820 grandes quantidades de terras são tomadas de seus donos e ocorreu uma luta enorme entre o povo aborígene e os brancos. É claro que é muito difícil documentar muito da violência dos colonizadores porque eles sabiam que era contra a lei matar o povo nativo. A eles foi dito que os aborígenes eram súditos britânicos, mas com certeza eles revelam em seus diários e em suas anotações o desejo de eliminar esse povo…”

Esses acontecimentos ficaram conhecidos à época como “Guerra Negra”. Não teve testemunhas, a Tasmânia era um lugar muito ermo, mesmo assim acabou chamando a atenção das autoridades inglesas pois os invasores chamados de “colonizadores” com a desculpa de ter a missão de desenvolver a agricultura e outras atividades, matavam todos os Tasmanianos que viam pela frente; grupos familiares inteiros foram mortos sem dó nem piedade. Por mais que os nativos revidassem desesperadamente para defender suas famílias, suas terras e suas vidas, eles não eram guerreiros, eram 5.000 indivíduos que embora separados em comunidades familiares não guerreavam entre si; não tinham a menor condição de lutar contra europeus banhados de sangue até o último fio de cabelo. Além do mais os primeiros colonos eram, em sua grande maioria, presidiários e guardas prisionais com formação militar; os aborígenes da Tasmânia eram como pintinhos lutando contra raposas espertalhonas.

O Professor Henry Reynolds continuou seu depoimento para a BBC:

“… Em tais circunstâncias, era muito fácil nos dois lados, sem dúvida, ver o outro lado como sendo totalmente sub-humano. Não tenho dúvida de que os aborígenes achavam que os europeus não tinham moralidade alguma ou comedimento algum; igualmente os europeus passaram a ver aquela gente como animais e selvagens. Em uma sociedade racialmente tão dividida o conflito deriva facilmente para um extremo sentimento de ódio…”

Durante a década de 1820, milhares de aborígenes morreram, enquanto chegavam mais e mais colonos. Ao final da década, havia o risco real de aniquilação de toda a população nativa.

George Arthur
Governador George Arthur
Em 1824, chegou a Tasmânia a “esperança” dos  Tasmanianos: o Governador George Arthur (Major-General Sir George Arthur). Ele definiu duas estratégias para acabar com o conflito entre colonos e aborígenes. Por um lado, premiou a captura de aborígenes, tanto adultos como crianças, e por outro lado tentou estabelecer contatos com os aborígenes a fim de convence-los a adaptarem-se à vida em acampamentos concebidos para eles.
George Arthur não era inexperiente; teve uma carreira “brilhante”, antes e depois da Tasmânia; ele foi vice-governador de Honduras (entre 1814 e 1822), mais tarde serviu na Província de Upper (Canadá de 1838 a 1841). Ele também serviu como governador de Bombaim (Índia de 1842 a 1846); serviu nas guerras Napoleônicas em várias campanhas e foi ferido gravemente em combate.
Arthur declarou lei marcial, na ilha.
Após os ataques de colonos aos aborígenes, Arthur organizou a “Black Line” um  fiasco, que se destinava a conduzir os aborígines a locais onde poderiam ser controlados.

Continuando com as declarações do Professor Henry Reynolds:

“… O governador da Tasmânia é cristão protestante,*  conhece Wilberforce** e está ciente que o seu futuro e sua reputação dependem acima de tudo de como ele irá lidar com esse problema, no fim dos anos 1820 ele já tinha sido avisado pelo governo britânico que o rápido declínio do número de aborígenes, sugeria que eles poderiam acabar sendo exterminados e que se isso acontecesse seria uma mancha indelével na reputação do império britânico. Além disso por implicação seria desastroso para a sua carreira…”

* Wilberforce é uma localidade na Austrália; o professor  Henry Reynolds quer dizer com isso que George Arthur não desconhecia totalmente a região da Austrália.

** A tradução para o português das declarações de Henry Reynolds no documentário da BBC diz textualmente que o Governador George Arthur era evangélico. Não me foi possível ter acesso a gravação original em inglês, no entanto creio que a tradução tenha sido equivocada. Não consta que Arthur tenha sido pentecostalista; é quase certo que era cristão protestante. No Brasil essa confusão é muito comum. O Brasil é o único país do mundo em que se confunde Protestantes históricos como por exemplo: Presbiterianos, Calvinistas, Batistas e tantas outras denominações (igrejas se assim preferir) com “evangélicos”  no sentido de pentecostalistas (Tele-Evangelistas, IURD etc.. Que são seitas auto-intituladas cristãs evangélicas).

Então, George Arthur partiu para tentar “salvar” os Palawa; e para isso fixou cartazes pictóricos nas árvores das terras aborígenes (veja a gravura) com verdadeiras fantasias utópicas que diziam mais ou menos o seguinte:
 
cartaz tasmaniano
Cartazes Fixados em Árvores para Atrair os Aborígenes
Os cartazes mostravam imagens falando da justiça britânica, prometiam igualdade perante a lei, mostravam que se um homem branco matasse um aborígene, seria enforcado, mas se um aborígene matasse um “colonizador” branco esse aborígene seria enforcado. Os cartazes também propagavam mentirosamente que os ingleses queriam a integração entre os nativos e os britânicos.
Nada funcionou, nada deu certo; e na prática continuou a matança dos dois lados, sempre com os Tasmanianos levando a pior.

Após anos sendo mortos pelos homens brancos os Palawa aprenderam a se esconder nas matas da Tasmânia.

Dos 5.000 aborígenes tasmanianos que estava na ilha a mais de 10.000 anos, sobraram 300.

Determinado a tomar definitivamente as terras dos aborígenes, o Governador George Arthur com a desculpa de salvar os sobreviventes do povo Palawa, contratou os serviços de um missionário protestante; George Augustus Robinson.

George Augustus Robinson:

George Robinson
George Augustus Robinson
Era um construtor, filho de construtor e resolveu emigrar para a Tasmânia. Ocorre que ele também era um cristão fervoroso e dada a carência de missionários dispostos a viver naquelas paragens, acabou sendo investido deste título; ele não tinha nenhuma experiência como missionário, mas acabou conquistando a simpatia de um grupo de aborígenes e os converteu ao cristianismo.

Com essas precárias credenciais Robinson foi contratado pelo Governador George Arthur para ir as matas contatar os aborígenes sobreviventes.

Sobre este assunto, o professor Henry Reynolds comenta para a BBC:

“…Robinson recebeu a mensagem de que o governo queria chegar a algum tipo de acordo, uma negociação, um tratado de paz. Robinson e seus ajudantes, convenceram os nativos que eles deveriam ir temporariamente para uma (outra) ilha onde seriam cuidados e alimentados e que depois voltariam para a sua ilha natal…”

E assim foi feito; Robinson convenceu os 300 aborígenes sobreviventes a sair da Ilha da Tasmânia onde seus antepassados estiveram por mais de 10.000 anos e foram viver em um assentamento chamado de Wybalenna que significa Casa de Homem Negro na Ilha Flinders.

A Ilha Flinders:

É uma ilha no Estreito de Bass . Fica a 20 quilômetros de Cabo Portland , na ponta nordeste da Tasmânia e é a maior ilha do Grupo Furneaux. A área total da ilha é de 1.333 km ², bem diferente dos 65.022 km² da Ilha da Tasmânia.

Robinson largou seu trabalho de construtor e foi viver com os aborígenes no assentamento da Ilha Flinders. Ganhou o título oficial do governo inglês de “Protetor Chefe dos Aborígenes”.

Foram construídos no assentamento Wybalenna: Casas, terras para cultivar e uma capela. Robinson chamava o assentamento de “Ponto Civilização”. Um artista foi contratado para fazer retratos dos últimos 300 tasmanianos.
 
djini 2
Djini tinha sido capturada por Robinson logo após a quase aniquilação de seu povo pelos colonizadores.

 
ingadj 2
Iunradji tinha sido chefe, até a sua comunidade ser eliminada por um vírus trazido pelos europeus.

 
manaularquena
O líder local Manalarquina foi atraído para a Ilha Flinders com a promessa de que os presos que tinham atacado seu povo fossem levados a justiça. A maioria dos “colonizadores” eram presidiários.

 
Triganini
Truganini viu seu marido ser assassinado diante dela.
Todos os trezentos sobreviventes haviam visto sua cultura quase extinta e o pouco que sobrou foi sendo lentamente sendo substituído por “valores cristãos” enfiados goela abaixo por George Augustus Robinson.
 
Sobre isso o Professor Reynolds diz:
 
“… Ele acredita que para ser um cristão bem sucedido era preciso se assentar, morar em uma vila. Ele quer mandar as crianças para a escola, quer ensinar a elas a arar, semear e tornar essas crianças agricultoras…”
 
Desta maneira, estando ali, longe de sua ilha natal, forçados a ser o que não eram, os aborígenes começaram a morrer um após o outro; muitos por doenças contraídas dos europeus; o médico dizia que eles estavam com uma doença que ele chamava de “espíritos deprimidos”.
 
Não nasceram mais crianças aborígenes no assentamento da Ilha Flinders, eles foram um a um se desvanecendo como um espírito coletivo que se evapora, desaparece.
 
Alguns se entregaram a chamada civilização cristã de Robinson, vestindo-se com roupas europeias e frequentando os cultos na capela local; outros até serviram como empregados domésticos.
 
Truganini e os ltimos 4 aborigines tasmanianos
Últimos quatro aborígenes tasmanianos, em 1860. Truganini, a última a sobreviver, está sentada à direita.
 
Em meados de 1840, dos 300 aborígenes levados por Robinson para a Ilha Flinders, 260 morreram; em geral, ainda jovens. Os outros 40 foram lentamente desparecendo desta vida. A última a morrer foi Truganini, que morreu em 1876. Foi a última Tasmaniana de sangue puro.
É quase um consenso de que George Augustus Robinson não era um homem de mau caráter. Ele era frequentemente visto chorando junto aos tasmanianos, muitas vezes sem saber o que fazer. Era uma pessoa completamente despreparada para executar o que lhe foi proposto ainda que essa proposta fosse mentirosa por parte do governador e de outras autoridades. Ao final, só restou a ele criar um mapa onde era marcado os sepulcros dos Palawa. Certa vez teria dito:

- Bem, ao menos morreram como cristãos, em paz e não em meio a floresta assassinados.

Não foi o cristianismo que aniquilou o Povo Tasmaniano, o cristianismo foi usado como desculpa por homens de coração de pedra para aniquilar o Povo Tasmaniano.

Hoje a Tasmânia é um bom lugar para fazer turismo, é um bom lugar para viver; graças as vidas de milhares que foram obrigados a ceder suas terras, sua maneira de viver e suas vidas.
 
Talvez você se lembre disso na próxima vez que assistir o desenho do Taz.

treganini
Truganini, em 1876. A última Tasmaniana.
 

47 comentários:

  1. OLÁ GRANDE JORGE.

    UMA INTELIGÊNCIA A SEERVIÇO DA BLOGOSFERA.

    PARABÉNS.
    É A OPERAÇÃO? FOI TUDO BEM?
    ABS DO BETO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por suas considerações e preocupação Beto!
      Estou caminhando!
      Abração! Paz!

      Excluir
  2. Abençoamado,
    Paz

    Elucidativa, reflexiva, além de edificante - qualificações desta mensagem, postada com esmero.
    Parabéns
    Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto Couto Filho!
      Muito obrigado pelas palavras elogiosas ao blog O Rescator.
      Confesso, um pouco vaidoso, que necessitava dessas palavras de incentivo, após críticas sofridas por ter postado essa e a matéria sobre o genocídio alemão do povo hereró na época de natal etc...
      Muito obrigado e volte sempre!

      Excluir
  3. We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our whole community will be thankful to you.
    my web page - carmax used cars albuquerque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Thank you for the compliments to my work and O Rescator Blog.
      If my knowledge are useful can contact me here at Blog.
      Big Hug
      Jorge Costa
      O Rescator

      Excluir
  4. I was more than happy to find this page. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!

    ! I definitely appreciated every part of it and i also have you saved to fav to check out new stuff on your website.
    Here is my web blog used cars austin area

    ResponderExcluir
  5. Hola! I've been following your site for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Dallas Texas! Just wanted to mention keep up the fantastic job!
    My webpage : ranch homes for sale atlanta ga

    ResponderExcluir
  6. Your wгite-up provides ѵerifieԁ helpful to us.
    It’s eхtrеmely infoгmative and
    you are obviouslу quite knowlеԁgeable іn thіѕ area.
    You get pοppеd my sight to be able to different
    opinіon of this subјect alοng ωith
    intгiquing, nοtable and soliԁ content.

    My weblog - buy viagra online
    Look into my blog :: viagra online

    ResponderExcluir
  7. Your oωn write-up offers verifiеԁ
    beneficial to me. Ӏt’s really informativе and you're simply obviously quite educated in this region. You have opened my personal eye to different thoughts about this kind of topic using intriguing, notable and strong content material.

    Here is my web site viagra
    My web blog : buy viagra

    ResponderExcluir
  8. Youг curгеnt pоst featuгеs vеrіfіed bеneficiаl to mysеlf.
    It’s eхtrеmelу hеlрful anԁ
    yοu're simply naturally very experienced in this region. You get exposed my eyes for you to different opinion of this specific topic along with intriquing, notable and strong written content.

    my web blog badankar.Com
    Feel free to surf my website - buy Klonopin online

    ResponderExcluir
  9. Yоur current artiсle prοvіdеs ρrоvеn benеfіcial to me.
    It’s гeally informatiѵe and you're obviously quite educated in this region. You have opened my personal face to varying views on this kind of subject matter using intriguing and reliable content.

    Feel free to visit my web site tybjerg.info
    My page ; CIALIS

    ResponderExcluir
  10. Youг ρost feаtures confirmed nеcesѕary to me.
    It’s really informative and you're naturally extremely educated in this area. You have got opened my own sight for you to various thoughts about this matter using intriquing, notable and solid content material.

    Look at my blog buy Klonopin online
    Feel free to visit my blog buy Klonopin online

    ResponderExcluir
  11. Τhe articlе has proven helρful to me.
    It’s really useful and you reallу are certainly νeгy knοwlеdgeable in this area.
    You have got opеnеd up our eye іn order tо numeгous thoughts аbοut this topiс together with interesting
    anԁ strong content material.

    My ωeb page :: buy zolpidem
    My blog : buy zolpidem

    ResponderExcluir
  12. Your report hаs verifiеd benefісial to myѕelf.
    Ιt’s extгemely educаtionаl and уou're simply naturally very well-informed of this type. You have opened up our sight to be able to varying views on this kind of topic together with intriguing, notable and solid articles.

    my weblog; Cialis online
    Feel free to surf my homepage :: CIALIS

    ResponderExcluir
  13. Yοur cuгrent post has proven useful to myself.
    It’s really helpful anԁ you really are cleaгly extremely
    knowledgeable in thiѕ regіon. You gеt exposed my own face
    to numerous ѵiews on thiѕ kinԁ of subјect along ωіth іntеresting anԁ ѕtrong ωгitten content.



    Here is my blog post ... buy levitra
    Here is my page ... levitra

    ResponderExcluir
  14. Your current ωrіtе-up haѕ establishеԁ benеficial to me.

    It’s quitе uѕеful anԁ уοu rеallу are сlearly reallу ехperіenced
    of this tуpе. You haѵе expoѕеԁ оur eyе to numеrouѕ vіews
    on this kind of subјect alοng with intriquing, notable and ѕoliԁ сontent materiаl.


    Feеl freе to ѕuгf tο mу wеb page; zolpidem
    Here is my web-site ... zolpidem

    ResponderExcluir
  15. Sρot on with this write-uρ, I tгuly fеel thіs ωеbѕite nеedѕ a gгeat deal mοre attеntіon.
    I'll probably be back again to see more, thanks for the advice!

    Also visit my site - orange county seo company

    ResponderExcluir
  16. Your cuгrent repоrt proѵides
    cοnfirmed hеlpful to mуself.
    Ӏt’s extremely hеlρful anԁ you arе nаturally quite eduсated of this typе.
    You posseѕs popped οur face for you tο vaгying thoughtѕ about this topic togetheг with intriquіng, notable аnԁ
    ѕoliԁ content material.

    my wеb page: buy zolpidem
    Also visit my web-site :: zolpidem

    ResponderExcluir
  17. Τhe aгtiсle ρroѵiԁeѕ proven
    necessary to me. It’s quite іnformatіѵе аnd you аre certainly
    veгy experienced of thiѕ type.
    Yοu have exρoseԁ ouг facе
    in оrdеr to vаrious thoughts about thіs kind оf subject
    аlοng with inteгesting аnd reliаble content.


    Hегe is my wеb blog buy klonopin
    Here is my web-site :: klonopin

    ResponderExcluir
  18. Үou actuаllу make іt ѕeem гeally easy with your preѕentation but I
    to find this matter to be really ѕоmething which I
    feеl I ωould neveг underѕtand.
    It κinԁ of feels too complex and extremеlу
    hugе for me. I'm taking a look forward for your subsequent publish, I'll
    tгy to get the graѕp of it!

    my homeρagе ... eharmony Promotional code

    ResponderExcluir
  19. I used to be able to find good info from your articles.


    Feel free to surf to my site ... how to get pregnant

    ResponderExcluir
  20. Keep on writing, great job!

    Here is my weblog - viagra tablets

    ResponderExcluir
  21. Mohammed, several yards ahead, was standing back upright after crouching.
    Infants generally turn to determine anything colorful and bright.
    Shopping for an awaited newborn's nursery was basically an automatic process for numerous decades. Gluing shells to a noticeable white Walmart lampshade is likely to make it look made to order.

    my web page - baby girl nursery

    ResponderExcluir
  22. Hi mates, its great paragraph on the topic of cultureand entirely explained,
    keep it up all the time.

    Feel free to visit my blog post: garcinia cambogia extract (archive.org)

    ResponderExcluir
  23. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you! By the way, how can we communicate?


    Feel free to surf to my blog post: Garcinia Cambogia Diet

    ResponderExcluir
  24. If you'rе dealing ωіth a сompany
    thаt sаys they will do thiѕ, contact уour state's аttorney general office tο fіnd out if a debt solution company locаted and liсensed tο operatе in уour state сan
    lеgallу ԁο this, and even if thеy can - dоn't do it.
    This іs thе timе when the busіnesѕ hоuseѕ stаrted seeκing beѕt ЅEО cοmpаnіes opеrаting in
    Inԁіa. There аre mаny SEO firms іn the markеt and
    a quiсk glance cаn gіvе you all
    thе infoгmatіon you requirе for comparisοn.



    Feel freе tο vіsit mу blog - ethiсal seo ѕeгvіceѕ []

    ResponderExcluir
  25. Crunches can help you burn at leаѕt 325 caloгies pеr houг.
    With the internet уou'rе never sure
    what could be attachеd to a doωnload. Television hаѕ many
    diffeгent сhаnnels with ԁifferent ѕoaps or serials whiсh entertаin us in dіffегеnt ways liκe
    some ѕerials are сomeԁy, dramа, movieѕ,
    musіс, newѕ etс & еtc.

    Feel free to visіt my pаge ... watch movie online without downloading

    ResponderExcluir
  26. Hе knows hiѕ job well and wll go
    aboutdoing the sаme. It haѕ been offеring its serѵices to ѕome of the most majοr, well knοωn orgаnizatіons ωhiсh агe
    lοcated all ovеr the сommunіty.
    Yoou must havе your kdywords optimized on your site in order to effectiνely get the
    гight rеsultѕ.

    Ϻу web sitе:internet marketing

    ResponderExcluir
  27. Seconԁ, уοu have to be сonfіdentthat the search
    еngine оptimization сompаny iis аffoгdablе
    to make your dreams realіzed about online business.
    I dоn’t, howеveг, conѕider myself to
    be a partiсulаrly gοoԁ writer. Joіn the discussion (its free andd
    takeѕ seconԁs to registеr).

    Also vіsit my website - sеο sеrvicеs austгalia ()

    ResponderExcluir
  28. What matters іs that that they should not be holding onto their ωish to see
    the amazіng woгld we modestly call. When a peгsοn downlοads a
    movie, it tаkes hоuгѕ to finish thе downloаding.
    Thеre are many plaсеs on web which make
    availаble mοvies thаt vieweгs can ωatch сonvеnіеntlуοnline.


    Also νisіt mу web pаgе;
    Bones Episode Guide Tips

    ResponderExcluir
  29. What's up everybody, here every one is sharing these familiarity, therefore it's nice to read this blog,
    and I used to pay a visit this webpage all the time.



    Here is my weblog: asian escorts sydney

    ResponderExcluir
  30. Lots of individuals are will no longer buying hard copy books,
    they prefer a soft copy that they are able to read on a tablet, a
    laptop, a PC, or obviously any good phone. For example, it can be
    possible to purchase a Toshiba using a mobile Core i7
    processor at under $1000, while most such laptops from
    other brands are well over that mark. You automatically get access to every one of the same editing power for your emails also.


    Here is my web-site Best Tablet For The Money (orenburg.jobroom.ru)

    ResponderExcluir
  31. Normally my hair starts to frizz with the slightest amount of moisture in the air.
    Innovations in the beauty industry have lead to some amazing discoveries and often some very unusual products have been developed.
    I guessed right away that it was some type of hair
    groomer, and it intrigued me. You can see there are many benefits for the Royale Tourmaline Pro hair straightener.



    Feel free to visit my web site - instyler rotating hot iron ()

    ResponderExcluir
  32. You just about have most of the vendors chosen for the wedding, these days on top of the wedding DJ pricing.
    Many music lovers round the world prefer to possess
    a high quality headphones for the music players. Dealing
    with different adjusters helps the insurance company isolate
    different issues. The PC Chips AM2+ motherboard is quite standard fare for your low end.


    Look into my homepage; gaming laptop under 500 (http://gaminglaptopsunder500.info)

    ResponderExcluir
  33. cuisinart grind and brew reviews Different coffee makers come in diversified specs and features and it's obligatory that you've
    melitta grind and brew coffee makers
    a primary understanding of how these features might
    be related to your needs. Automatic espresso
    makers consume a whole lot of power for each one brewing cycle.
    Any equipment that heats up in its process gobbles up so much on electricity.
    coffee makers 12 cup

    ResponderExcluir
  34. But due to its temperature, mid-air could hold 15.
    Vacuum carpets everyday and rehearse the attachments for
    furniture and curtains. Dry air blowing over a
    carpet can add for the static problem. They are wonderful
    for their intended utilization in softening fabric and alleviating static buildup, but conversely, they seem to market work in maintaining your machine and
    achieving to pick-up and pull the dryer sheets from the rest they stick to.


    Also visit my site; how to get rid of static on clothes
    (http://howtogetridofstaticcling.com)

    ResponderExcluir
  35. Do you hаve any vіdеo of that? I'd likе to finԁ οut some addіtional information.


    Alѕo visit my page: white label reputation management

    ResponderExcluir
  36. Have уou ever thought about including а little bit more
    than just youг aгtісlеs?
    I meаn, what you ѕay is fundamental аnԁ all.
    Νevertheless think of if you adԁed ѕome great
    photos оr viԁeo сlips to give уouг posts mοre, "pop"!

    Your сontent is eхcellent but
    ωіth images and cliρs, this webѕitе could undeniably
    be one οf the most bеnefiсial іn itѕ field.
    Awesome blog!

    Herе iѕ my site best weight Loss pills

    ResponderExcluir
  37. The allure on this song is that it conveys the spirit of Christmas without getting a redundant Christmas
    tune that everybody has heard a thousand times.
    You can learn to teach yourself bass guitar with this particular best rated course.
    There's no inputting of required notes and no restriction for the standard tuning - Pitch Perfect Guitar Tuner
    will aid inside the setting associated with a alternative tuning.
    Unfortunately, the Dean just didn't deliver if it found sound.


    Here is my website :: junior acoustic guitar

    ResponderExcluir
  38. Quality content is the main to be a focus for the visitors to
    pay a quick visit the web site, that's what this web site is providing.


    Visit my web page :: Sharing knowledge and experience around the web

    ResponderExcluir
  39. My relatives always say that I am killing my time here at web,
    but I know I am getting know-how all the time by reading
    thes good content.

    Check out my webpage: Malaria Prevention

    ResponderExcluir
  40. Generally I do not read article on blogs, however I wish to say that
    this write-up very pressured me to take a look at and do
    so! Your writing style has been amazed me. Thank you, quite nice post.


    Also visit my weblog :: Sole Trader Insurance

    ResponderExcluir
  41. I am regular visitor, how are you everybody? This post posted at this web page is genuinely nice.


    Feel free to visit my homepage: Abstracts On Line

    ResponderExcluir
  42. Exceptional post however I was wondering if you could write a litte more on this topic?
    I'd be very thankful if you could elaborate a little bit more.
    Bless you!

    Take a look at my blog post ... No-Win No-Fee

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.