sábado, 23 de novembro de 2013

Soteropolitano Por Que?

Por que quem nasce em Salvador é chamado de Soteropolitano?

É sem dúvida uma pergunta inteligente, um dia uma pessoaElevador_Lacerda_Salvador_Bahia me perguntou:

- Você que é um sabichão (odeio quando me tratam assim, mas...), me responde: Por que quem nasce em Salvador na Bahia é chamado de soteropolitano?

Eu nunca tinha pensado a respeito, e não tinha uma resposta pronta, apenas eu pensei na palavra e fiz uma associação de ideias.

Eu estudo religião e associei as palavras: Salvação, Soteriologia e Salvador (o nome da cidade, capital do Estado da Bahia).

Acontece que Soteriologia é o estudo da salvação humana. A palavra vem da união de duas palavras gregas: “Soterios” que significa "salvação" e “logos” que significa "palavra", ou "princípio". (...No Princípio era o verbo...)

Quase todas as religiões oferecem algum tipo de salvação e existem vários tipos de salvação onde cada religião possui sua própria soteriologia, algumas dão ênfase ao relacionamento do homem em unidade com Deus, outras dão ênfase ao aprimoramento do conhecimento humano como forma de se obter a salvação. Não se esqueça que a palavra religião vem do latim "religare" que significa em resumo a religação do homem a Deus.

Bem, então eu liguei as Palavras: Salvador, Soterios e Metropolitano.

Salvador, podemos assumir que neste caso seja Jesus O Salvador.

Soterios, salvação.

Metropolitano, mētēr = mãe (ou ventre) e pólis = cidade.

Soteropolitano, Cidadão Salvo ou Cidade dos Salvos.

Assim eu consegui explicar para o meu perguntador o “porque” do gentílico de quem nasce em Salvador na Bahia é Soteropolitano.

Complicado?

É, eu também acho.

É óbvio?

Não, nem tanto, quem nasce no País chamado São Salvador, é Salvadorenho e não Soteriolano, Soterilenho ou coisa que o valha.

O Brasil é repleto de gentílicos (palavra que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento) peculiares e que podemos estudar e aprender muito com eles, assim como Soteropolitano tem uma raiz religiosa ou teológica outros gentílicos têm raízes na história, geografia e até em antropologia.

Capixabas, Gaúchos, Potiguás (Potiguar ou potiguara), Cariocas...

Valeu?

7 comentários:

  1. Olá, Rescator

    Excelente artigo. Mas deixo aqui uma informação: O Aurélio, em seu dicionário, considera desusado o termo "soteropolitano" como denominação dos nascidos em Salvador/BA. Segundo ele, o certo é "salvadorense".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Morgana Gazel!
      O Aurélio pode considerar "desusado" (se é que isso é uma atribuição de um dicionário) mas ele não pode mudar o gentílico de uma cidade, Estado ou Nação.
      É apenas uma opinião dos dicionaristas que ajudam a fazer o dicionário.
      Beijão! Paz!

      Excluir
  2. O nome soteropolitano é porque no Grego Soteropolis significa Salvador. Só por isso...Mas gostei da sua explicação.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito bom sabedoria Divina

    ResponderExcluir
  4. gostei muyiuto bom palavra sabia

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.