terça-feira, 7 de julho de 2015

Poesia do Amor e da Vida – Livro

Hoje eu tenho a honra, o prazer e o privilégio de apresentar oGeraldo Chacon Poesia do amor e da Vida livro Poesia do Amor e da Vida de meu amigo e irmão Acadêmico Geraldo Chacon.

Conheci o Chacon nas reuniões de formação do que hoje é a AARALETRAS – Academia Araruamense de Letras da qual ambos somos membros fundadores e Acadêmicos; ele ocupando a cadeira de N° 2 cujo patrono é Machado de Assis e eu ocupo a cadeira de N° 3 que tem por patrono Vinícius de Moraes.

chacon casa de cultura deckamando posseO Geraldo é dono de uma vivência invejável e me surpreendia “pescando” meio que no ar coisas que eu falava, contava ou comentava, na maioria das vezes em tom jocoso  e quando eu menos esperava ele construía um texto ou uma ideia.

Como uma pessoa com a experiência literária, teatral e de vida como ele poderia aproveitar algo de uma pessoa tão inexperiente (ao menos em comparação a ele) quanto eu?Chacon em teatro CAEIRO EM PESSOA, espetáculo construído com poemas de Fernando Pessoa.

Eu confesso que sou meio gozador, às vezes engraçado mas Geraldo Chacon foi o primeiro a dizer-me que sou teatral! E além disso, que sou mais teatral que ele! Isso dito por um dos poucos brasileiros capaz de declamar Os Lusíadas de cor!

A expressão “de cor” vem do latim “cor”, que significa coração, ou seja, do coração onde outrora acreditava-se que ficava a memória do ser humano, e neste caso, tudo que Geraldo Chacon faz vem do coração.

Geraldo Chacon Poesia do amor e da Vida contra capaE do seu coração saiu esta preciosidade que é o livro “Poesia do Amor e da Vida”; uma coletânea de poemas escritos por ele porém compilados por um outro amigo seu chamado Euclydes Rodrigues Júnior que além de agrupar tematicamente os poemas ainda desenhou a capa original que nesta edição histórica foi fotografado pela esposa do Chacon, a bonita e divertida Janice Rugani e foi colocada logo na primeira página. Bendito seja Euclydes onde quer que você se encontre no mundo invisível pois que no visível nos permitiu saborear uma fruta que não tem época e que não tem preço.

Uma degustação…

PARTIDA

Partiste,
Mas até agora não acredito
Pois quem parte sempre fica um pouco
E quem fica vive num infinito.

Eu bem sei
Que esse infinito será vaziopartida-1
Pois quem fica sempre parte um pouco
E apesar do calor, sempre sente frio.

Espero
Que o mundo não te faça sofrer
Porque sempre sofrerá um pouco
O amor que longe do outro viver.

Produzidos entre 1965 e 1969 com seus versos Chacon não só revelam os seus sentimentos mas os sentimentos de uma época.

Para comprar o livro Poesia do Amor e da Vida entre no site da Editora Agbook; você preenche um breve cadastro (nome endereço etc.) imprime um boleto e paga em qualquer casa lotérica (aceitam cartões de crédito também caso prefira) é só clicar aqui.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Para visitar o blog do Geraldo Chacon clique aqui.

Um comentário:

  1. Olá, tentei postar comentário em um artigo seu de 2012 sobre o RR Soares mas não abriu a janela. Vc fechou a opção?

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.