sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Reencarnação de Buda, ou mais um show de aberrações?

Olá pessoal!
Essa eu já devia a muito tempo, pois várias pessoas me pediram para escrever sobre este assunto; então aí vai.
Tudo começou com um documentário do Discovery Channel intitulado "O Novo Buda"
É o caso de um rapaz nepalês que em 2005 meditou por um bom tempo; uns dizem 5 meses outros 6 e alguns dizem 10 meses "APARENTEMENTE" sem comer nem beber.

O Discovery posicionou uma câmera que o filmou durante cerca de uma semana initerruptamente por vários motivos:

O primeiro é claro ganhar dinheiro exibindo o rapaz ao mundo inteiro.

O Segundo, exibir em câmera acelerada várias horas para mostrar que o rapaz mal se mexia quanto mais ir ao banheiro ou comer e beber.

O terceiro, exibir o vídeo para médicos e "cientistas" ocidentais com o intuito de descobrir como o menino consegue essas proezas.

Vou começar pelo título "O NOVO BUDA". (em alguns países o título foi BUDDHA BOY). Em nenhum momento o rapaz disse que era reencarnação de Buda ou coisa parecida, aliás o boy não fala nada durante os 60 minutos do documentário então qualquer alusão ao Sr. Buda partiu de qualquer outra pessoa, provavelmente da própria produção do Discovery Channel; que eu me lembre os depoimentos dos entrevistados foram os mais diversos, mas não me lembro de alguém dizer que ele seria um novo Buda.

Um outro comentário que eu não posso deixar de fazer é quanto ao nome dele. Seu nome de nascimento (não vou usar a expressão nome de batismo pois ele não é batizado) é Tapaswi Palden Dorje, este é o nome que recebeu quando nasceu, digamos assim. Mais tarde como é muito comum naquelas bandas ele recebeu um nome místico digamos assim, que é Ram Bahadur Bomjan.
É como alguns padres e freiras de algumas congregações católicas que após serem consagrados pelas suas "ordens monásticas" recebem um novo nome de maneira a deixarem para trás sua vida mundana.
Outra coisa confusa, tanto no que tange ao Discovery Channel quanto a enxurrada de sites na internet que se referem ao assunto é a cronologia dos acontecimentos; bom, um dado importante é a idade dele; ele nasceu em 9 de Abril de 1990 portanto hoje (25/09/2009) ele já está com 19 anos. Qualquer coisa que ele tenha feito quando tinha 14, 15 ou 16 anos já tá pra lá de velho e manjado.

O Discovery Channel ultimamente tem apelado para um festival de bobagens "extraordinárias" como: "Corpos Extraordinários" e "Histórias Incríveis" que nada mais são que exibição via satélite dos velhos shows de horrores e aberrações travestido com um ar de "Documentário Científico". Isto tudo ao velho estilo de P.T Barnum que enriqueceu com coisas como exibição de "O Homem Árvore", "A Menor Mulher do Mundo", "O Homem Minhoca" (segunda foto abaixo a direita) etc... E, com isso o Discovery ganha horrores de dinheiro a custa da infelicidade alheia e a nossa curiosidade. (foto abaixo a direita)

De fato, a câmara do Discovery mostra (duvido que seja armação da produção) o Ram Bahadur Bomjan mal se movendo horas e horas a fio; porém não dias e dias initerruptamente!
Por que? Porque a própria produção declara no documentário que a noite a câmera deles não conseguia captar a imagem aquela distância sem uma iluminação apropriada e isso era proibido pelos seus seguidores (principalmente pelo irmão de Ram) que alegaram que isso atrapalharia a meditação dele. O Canal de TV tentou usar uma câmara com lentes especiais para gravação noturna, mas não deu certo devido a distância mínima que os seguidores do menino exigiam para as filmagens.

Os médicos consultados... Bem é sempre assim o famoso médico fulano de tal da Universidade do Wyoming, garante que... Quem disse que no Wyoming algum médico pode garantir alguma coisa? Estou cansado de ver "cientistas", "médicos" e "estudiosos" nestes programas fazendo afirmações pseudo-cientificas, que não resistem a 15 minutos de reflexão. Tipo: A água vai acabar, o mundo vai acabar, faça xixi no box do banheiro etc...

Uma coisa aparentemente dramática ao final do documentário é o suposto desaparecimento do "Buda Boy". Eu procurei ler a respeito, montei uma pequena cronologia dos acontecimentos desde 2005 e descobri que ele já "desapareceu" e voltou a "aparecer" várias vezes inclusive achado com o auxílio da polícia.

Eu sei lá se ele é ou não a reencarnação de quem quer que seja, mas o que o documentário mostra não é nada mais que um show como os outros episódios de "História Incríveis" muitas vezes nem são tão incríveis assim.
Eu já ia esquecendo: O P.T. Barnum (o que enriqueceu com shows de horrores) cunhou a seguinte frase: A cada minuto nasce um otário!
As fotos deste post (menos a do Buda Boy é claro) são de atrações (na verdade são seres humanos) que foram apresentadas nos shows de P. T. Barnum. A do suposto Buda é do Show do Discovery Channel.
Um abraço.



2 comentários:

  1. o comentarista é catolico certamente, e so o padre fala verdade, e s'o o que ele diz esta certo, todo o mundo esta errado se disser o contrario ou duvidar das leis eclisiasticas, espreita por um funil, bem aja.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Palden Dorje é que é o nome budista do Ram.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.