sábado, 3 de outubro de 2009

A água vai acabar?

A água vai acabar?
Definitivamente não!
 
Ao menos não da maneira proposta pelos apocalípticos de plantão.
A água é a substância mais abundante do Planeta Terra, cercaagua vai acabar de 70% do planeta é constituído de água; tem água para todo o lado, nos oceanos (a maior parte), nos rios, lagos, nas nuvens, em lençóis freáticos, aquíferos, nos corpos dos seres vivos etc...
 
Fora a água acumulada nas geleiras, em forma de neve sazonal e em forma de neve ou gelo permanente ou semipermanente.
De uns anos para cá alguns pseudo-cientistas falam nas tais "Calotas Polares"; eu particularmente nunca ouvi falar nisto; consultei alguns geólogos e eles também não. A água em forma de gelo a que eles se referem como sendo "calotas polares" são água congelada ao redor da porção de terra firme (encoberta por gelo) nos polos, sobretudo no polo sul ou ou Antárctica.
 
Esta porção de gelo misturado com neve em geral é água salgada, que já faz parte do ponto de vista físico do volume de água do próprio oceano; dizer que se essa porção de gelo derreter irá aumentar o volume dos oceanos é esquecer leis basais da física que todos nós deveríamos saber desde as primeiras aulas de ciências nos primeiros anos de ensino fundamental.
O resto da água em forma de gelo nos polos estão em forma de neve e gelo de água doce; que devido o seu volume ínfimo comparado ao volume de água nos oceanos fará pouca ou nenhuma diferença em termos de volume de água.
Então, esqueça as teorias do filme Um Dia depois de Amanhã pois elas não tem o menor fundamento científico.
Chove horrores de água doce nos oceanos diariamente e nem por isso o volume de água ou a temperatura das água mudam.
Icebergs viajam pelos oceanos a milênios e fora um naufrágio ou outro não causam inconveniente climático algum.
Pessoal, quando á agua congela, ela continua água, quando evapora, continua sendo água, quando sublima também e assim por diante.
 
A algum tempo atrás o programa Fantástico da Rede Globo exibiu um quadro dividido em vária semanas chamado Dr. Água onde um oceanógrafo apresentava imagens belíssimas, porém sempre apocalípticas via de regra pondo a culpa dos problemas ambientais no cidadão comum (antropogenia). Este oceanógrafo disse no show que toda a água do mundo dividida pelos habitantes do planeta daria um copo de água para cada um!
Esse cara deve ter faltado a muitas aulas na faculdade ou no ensino médio.
 
Vamos fazer uns cálculos simples?
A vazão do Rio Amazonas é de aproximadamente 200.000 m³/s. (duzentos mil metros cúbicos por segundo)
A população mundial hoje é de aproximadamente de 6.000.000.000. (seis bilhões de pessoas) 200.000 m³ é igual a: 200.000.000 litros por segundo. (duzentos milhões de litros por segundo).
 
Em 1 minuto (60 segundos) 12.000.000.000 (12 bilhões de litros), 2 litros por pessoa no mundo em apenas 60 segundos e não um copo de água por pessoa.
É claro que isso é só o Rio Amazonas fora todo o resto da água do planeta.
Um abraço!

3 comentários:

  1. É, eu sou incrédulo mesmo.
    Na verdade eu sou mais que incrédulo, eu sou convicto.
    Eu tenho a convicção de que a baboseira da água acabando é historinha para boi dormir.
    Bom, pode até acabar mesmo.
    Para regar campos de golf no Deserto de Nevada.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ri muito desde o post até os comentários, Jorge vc é o cara!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.