quarta-feira, 3 de março de 2010

O que quer dizer Avatar?

Olá pessoal!
 
Faltam poucos dias para a entrega do Oscar 2010.
E nessa corrida para receber a estatueta um dos mais cotados é o filme Avatar.
 
Mas o que muitos se perguntam é: O que quer dizer Avatar?
Avatar (ou Avatára) é uma palavra do idioma sânscrito (idioma morto que foi falado principalmente onde hoje é a Índia) que significa uma das encarnações de um Deus principalmente Vixnu
(ou Vishnu ou ainda Vichnu essa última grafia foi muito usada em português arcaico). Como é uma nova encarnação, ele se apresenta com um novo aspecto ou seja é de uma certa maneira uma novidade. Nós aqui no ocidente muitas vezes entendemos como Avatar um mensageiro e algumas pessoas entendem a palavra como um profeta.
 
Não é muito difícil entender o por que. Como Vixnu se reencarna, ele é novo ou traz novidades, notícias. Desta maneira comparando a um profeta, ele professa algo novo que ninguém sabia; não deixa de ser uma mensagem; concorda?
 
Jesus Cristo foi um Avatar?
 
Considerando a analogia acima, sim, ele foi um Avatar.
 
A vida e a obra de Jesus Cristo é descrita nos Evangelhos (do latim Evangelium e do grego Evangelion) Evangelho, tanto em latim quanto em grego, significa literalmente Boas Novas; traduzindo para uma linguagem mais moderninha, Boas Notícias ou Boas Novidades e Jesus era o Verbo que se fez carne ou seja ele se encarnou (entrou na carne). O Verbo, o som, a frequência divina (ou como gostam os evangélicos A Palavra) encarnou em forma humana e trouxe boas Novidades para o ser humano.
 
Muitos outros personagens religiosos ou místicos também foram considerados Avatares, mas isso fica para um próximo post.

Um abraço.
Jorge Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.