sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Anatomia de um incêndio - Primeira Parte

Muitas pessoas que começam a escrever um blog, repentinamente param de escrever, alguns nunca mais escrevem, desistem, por um motivo ou por outro; outros voltam a escrever meses depois, sempre se desculpando, alegando motivos particulares ou coisa parecida.
Eu também fiquei muitos meses sem escrever; mal tinha oportunidade para ver os comentários e publicá-los, e eu também tive um problema particular que me impediu de escrever:
Minha casa pegou fogo!
Sim, é isso aí, minha casa incendiou.
Acho que esse foi um bom motivo para parar de escrever durante quase 6 meses.
Nas próximas postagens (se eu conseguir) tentarei relatar a anatomia de um incêndio, o incêndio da minha casa, o lar, meu e da minha esposa.
Antes farei uma pequena explanação de em que pé estava a nossa vida antes do acontecido:
Tínhamos a alguns anos uma vida financeira confortável e nos últimos anos decaímos muito, basta dizer isso: A vida financeiramente falando estava muito difícil.
Conseguimos algum dinheiro e compramos um pequenino restaurante; desses que vendem mais quentinhas que refeições a mesa. Foi no final de Abril.
Foi um fracasso retumbante!
O restaurante vendia tão pouco que mal dava para pagar a conta de luz!
As coisas estavam tão mal que eu propus a minha esposa que ela lutasse no restaurante com nossa filha mais velha e eu procurasse outros caminhos.
Havia um botequim horroroso (pé sujo, cospe grosso) que sempre estava fechado a tarde e a noite a cerca de 2 km de distância do nosso restaurante, mas o "ponto" era melhor, próximo a vários comércios em uma rua de grande movimento de pedestres e carros.
Eu consegui falar com a proprietária (do fundo de comércio, não do prédio) e propus a ela arrendar o horário de 15h até o último cliente, visto que ela vendia refeições das 9 ás 15h.
Ela aceitou e assim começou a façanha de trabalhar na parte da manhã no restaurante da família e depois ir para o "cospe grosso".
Passado alguns dias minha esposa me pediu para que eu só ficasse no "cospe grosso", pois eu estava ficando muito cansado.
O "pé sujo" era isso mesmo, sujo, escuro, fedido era frequentado por pessoas "feias", chatas, clientes da pior qualidade, chatos, "cri-cris".
Porém como eu disse anteriormente o "ponto" era bom e eu resolvi apostar. Sempre eu poderia vender alguma coisa e levar algum dinheiro para casa.
Mais um fracasso.
Era um verdadeiro inferno.
Vendia muito pouco.
Eu e minha esposa enguiçávamos o carro de gasolina várias vezes por semana.
Muitas e muitas vezes não tínhamos dinheiro para repor a mercadoria; várias vezes eu precisava esperar vender uma cerveja para correr a padaria ao lado para comer um pão com manteiga ou com mortadela. Que fome!
Aos domingos a proprietária não abria para almoço, então eu e minha esposa tivemos a idéia de servir feijoada todos os domingos, visto que o outro restaurante não abria.
E assim foi, chegou a Copa do Mundo, a maioria dos jogos do Brasil era pela manhã, então eu chegava bem cedo para tentar vender umas cervejas durante os jogos (com a permissão da proprietária). Não vendia nada, ou quase nada.
Acabou a Copa do Mundo, graças a Deus e veio o primeiro fim-de-semana pós Copa e é claro a nossa feijoada.
11 de Julho de 2010, a proprietária do bar havia brigado com o marido e resolveu dar as caras para beber uma cervejas e afogar as mágoas, mais uma ou outra pessoa bebendo ou comendo a bendita feijoada, minha mulher, nos fundos, na cozinha as voltas com paios, chispes e ratos. Eu na frente do bar, na calçada conversava algo com a proprietária; de repente, do nada, sem mais nem menos surgiu uma mulher que eu nunca tinha visto; do nada ela apareceu e tocou no meu ombro e disse:
- O sr. mora no condomínio tal?
- Eu disse sim (com um sorriso).
- O sr. é o dono daquela casa no alto da montanha, cor-de-rosa?
Respondi:
- Sim!
- Então corre para lá que sua casa está pegando fogo.
Eu confesso que não lembro se eu disse algo a ela, só lembro que gritei chamando a minha mulher.
Ela não gostou pois eu gritei muito alto.
- O que foi?
- Vem pra cá que a nossa casa parece que está pegando fogo (aos berros).
Ela demorou para "se ligar" e quando ela chegou a porta do bar eu já estava dentro do carro fazendo a manobra para ir para casa...

CONTINUA...

2 comentários:

  1. OLÁ RESCATOR.
    CONSEGUI LOCALIZAR E ESTOU LENDO O SEU DRAMA. PRIMEIRA PARTE.

    ABS DO BET

    ResponderExcluir
  2. OLÁ RESCATOR.
    CONSEGUI LOCALIZAR E ESTOU LENDO O SEU DRAMA. PRIMEIRA PARTE.

    ABS DO BET

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.