terça-feira, 30 de março de 2010
Yahoo! Respostas um desserviço a cultura.
Maradona foi mordido por cão em legítima defesa.
sábado, 27 de março de 2010
Ponte Rio - Niterói completa 42 anos.
Ponte Rio-Niterói (Detalhe, Vão Central) |
Havia um outro meio; contornar toda a Baía de Guanabara por estradas que atravessam diversos municípios. (isso você ainda pode fazer).
A Baía de Guanabara tem sua entrada (e saída é claro) relativamente estreita, mas o seu contorno é enorme.
sexta-feira, 26 de março de 2010
O que é ser Afro-Brasileiro?
Ele respondeu: Eu sou negro cara!
E desde quando a cor da pele dita a nacionalidade de alguém?
Muito menos a aparência física.
Eu por exemplo não tenho ancestrais conhecidos em nenhum país europeu, no entanto rastreando a minha árvore genealógica, sei que lá pelos idos do século 16 ou 17 foi quando meus antepassados portugueses chegaram ao Brasil e no século 20 ocorreu a entrada de descendentes de espanhóis e passaram a fazer parte da família. Bom, eu não tenho nenhuma relação com a Europa, minha família já está aqui a tempo demais para guardar qualquer resquício da cultura europeia; mas dentro do raciocínio do rapaz Afro-brasileiro eu deveria me definir como Ibero-brasileiro.
Eu nem ao menos sei de que parte de Portugal meus antepassados vieram.
Eu não tenho nenhuma relação com Portugal (fora o idioma é claro).
Da mesma forma, o jovem que se auto intitulou Afro-brasileiro não sabia nem para que lado fica a África, e se soubesse (na verdade, no caso em questão, ele não sabia mesmo) a África não é um país, a África é um continente, com muitos países de culturas diversas, religiões diversas, climas diversos.
E no passado?
Igualmente!
A África era dividida em grandes nações étnicas (não necessariamente de negros).
Se você é Afro-brasileiro, você então deverá saber a que nação seus antepassados pertenceram; por exemplo: eles foram Gêge, Nagô, Banto (ou Banto), Zulu?
Sabe o que eu penso sobre essa bobagem de Afro-brasileiro?
Quando alguém trata um negro como ele sendo Afro-brasileiro, ele só é 50% brasileiro, 50% cidadão.
É assumir, que a cor da minha pele me faz ser menos brasileiro que os de cor branca ou amarela.
O Branco é brasileiro o negro é Afro-brasileiro, o negro só é 50% brasileiro, só a metade.
Então que tal parar com essa idiotice?
Todos somos brasileiros de longa data; assim como eu não tenho a menor ideia (real) da cultura e do sentimento português, o meu interlocutor negro não fazia a menor ideia de onde fica Angola ou a Guiné.
Um abraço! Jorge Costa – O Rescator
Ministra Dilma Rousseff será Cidadã Niteroiense.
A idéia de jerico, veio de onde menos se esperava, visto que o Vereador André Diniz sempre foi considerado um homem intelectual e muito culto para os padrões dos políticos nacionais.
Olha, me desculpe sr Vereador, mas isso é ridículo.
Um Abraço. Jorge Costa – O Rescator
quarta-feira, 17 de março de 2010
Quem é a Ampla, o que é a Ampla?*
Um pouco de história:
Antes da malograda existência da Ampla Energia e Serviços S.A. em nossas vidas, existia a CERJ Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro. Era igualmente um inferno.
Porém a CERJ era uma empresa estatal, brasileira etc..
Hoje a Ampla é uma empresa dirigida por estrangeiros, sem nenhum compromisso com a população fluminense; o único compromisso que a Ampla tem é com seus acionistas e com a lucratividade da empresa.
O Capital da Ampla é dividido nas seguintes proporções:
Endesa Brasil S.A. 46,89%
Chilectra Inversud S.A. 21,02%
Enersis S.A. Agencia Ilhas Cayman 13,68%
Chilectra S.A. Agencia Ilhas Cayman 10,34%
EDP Energias de Portugal S.A. 7,70%
Outros 0,37%
Não, você não está louco, nem eu, você leu certo: Ilhas Cayman!
Só isso já é o suficiente para nós consumidores cidadãos brasileiros nos sentirmos aviltados, humilhados, indignados; a Ampla tem parte (ou todo) de seu capital ligado as Ilhas Cayman.
Mas vamos continuar;
Quem é a Endesa Brasil? Dona da maior parte da Ampla com 46,89% do controle acionário.
Em primeiro lugar, devo explicar que Endesa é uma Empresa Multinacional e o nome Endesa Brasil é o mesmo que Ford Brasil, Chevrolet Brasil ou seja de brasileira não tem nada a não ser o nome Brasil após o nome Endesa.
A composição acionária da Endesa é a seguinte:
Empresa Nacional de Electricidad S.A. com 35,29% que na verdade é a própria Endesa!
Ok, eu sei que ficou confuso; então eu vou escrever de uma outra maneira: ENDESA é a sigla de Empresa nacional de Eletricidad S.A. (não se esqueça do S.A. quando fizer a contração das palavras) e a Endesa é uma empresa Chilena, é, você não entendeu errado não, a controladora oficial da Ampla é uma empresa Chilena.
Endesa Latinoamérica S.A. com 27,72%. Outra vez! É, outra vez a Endesa só que com outro sufixo (Latinoamérica) tem a segunda maior fatia da Endesa Brasil ou seja é a mesma empresa o tempo todo.
Enersis S.A. com 21,46%. Adivinhem quem é a dona da Enersis S.A.? Acertou! É a Endesa.
International Finance Corporation IFC com 2,7% Esta instituição é um órgão do Banco Mundial.
A segunda maior acionista da Ampla é a Chilectra Inversud S.A. com 21,02% das ações. Primeiro vamos desmembrar a palavra Chilectra: Teremos Chile + Electra; mais uma empresa chilena, e sabe quem é a dona da Chilectra? Acertou outra vez é a Endesa.
Enersis S.A Agencia Ilhas Cayman com 13,68. Bom, a Enersis S.A. não tem um site na internet (ao menos não com este nome), não encontrei um descritivo desta agência, aliás não é necessário ser um gênio para saber que as Ilhas Cayman são paraísos fiscais e não são nada mais que isso, portanto qualquer escritório lá só tem como único objetivo não pagar impostos. Bom, lendo muito (muito mesmo) descobri que a Enersis no final das contas pertence ao universo financeiro da Endesa; descobri um um documento chileno de 2008 que diz que a Enersis S.A. Agencia Ilhas Cayman não faz mais parte do pool de empresas que compõe o quadro de acionistas da Ampla.
Chilectra S.A. Agencia Ilhas Cayman com 10,34%. Chilectra nós já vimos acima e com relação ao resto, é basicamente o mesmo da Enersis Agencia Ilhas Cayman; basta ler o parágrafo acima e repetir neste.
EDP Energias de Portugal S.A. com 7,70% das ações da Ampla. A E D P é uma empresa de distribuição de energia elétrica de Portugal (a maior e praticamente a única) e, o que ela tem que ver com iluminação aqui no Brasil é que eu não sei.
Outros com 0,37%. como diz uma canção, os outros são os outros.
Assim amigos o dinheiro que você gasta pagando a sua conta de energia elétrica em Itaipú (Niterói) por exemplo tem que encher muitos bolsos antes de alguém se preocupar com o transformador da esquina ou se falta luz mais de uma semana em Jardim Catarina em São Gonçalo.
* Repetindo: Texto copiado na íntegra do Blog Eu Odeio a Ampla com a permissão do autor.
Um abraço, e como diria o autor original do post:
Até o Próximo apagão.
quinta-feira, 4 de março de 2010
O que quer dizer Google?
Jorge Costa
quarta-feira, 3 de março de 2010
O que quer dizer Avatar?
Um abraço.
Jorge Costa
terça-feira, 2 de março de 2010
O que quer dizer crepúsculo?
Bom vamos lá:
Aurora é o momento do amanhecer, quando o Sol está nascendo, tecnicamente, é quando o Sol está metade aparecendo e metade ainda escondido, esse é o momento exato da Aurora o horário varia dia a dia dependendo de vários fatores. Aurora é o mesmo que Alvorada, Nascer do Sol e Nascente. O seu oposto é o Crepúsculo, quando o Sol está quase se podo ao final do dia, também pode ser chamado de poente, por do sol.
Jorge Costa
O que quer dizer lol?
Eu não publiquei a mensagem.
Jorge Costa – O Rescator
segunda-feira, 1 de março de 2010
Quanto custa uma Site, uma Página, um Post? Quanto Custa o Plágio?
Quanto custa para ter um site na Internet?
Quanto custa para escrever uma página?
Quanto custa um post em um blog?
Claro, existe um custo monetário, você tem que pagar um host para o seu site, e a menos que você escreva o seu site do trabalho, você tem de ter Internet em casa; seja discada ou banda larga, você terá que pagar.
Mas não é exatamente isso que eu queria discutir, eu queria escrever sobre o custo que ninguém vê.
Por exemplo, se você tem um site da sua papelaria, você além dos custos já citados acima, você terá que pagar para alguém fazer este site para você; eu sei o que você está pensando; a menos que o próprio dono da papelaria saiba fazer o próprio site da sua loja; mas se ele está fazendo sites (ou atualizando) ele não está vendendo lápis, borracha e outras coisas que se vendem em papelarias.
Além disso se você é dono de uma papelaria (ou qualquer tipo de outra atividade, você lutou pra caramba para chegar lá e isso tem que ser levado em consideração na hora de avaliar o custo de um site.
Quanto custa uma página do seu site?
Voltando ao exemplo da papelaria, se uma página é para fazer divulgação da sua linha de lápis, é porque você tem lápis para vender e quanto custou para ter na sua papelaria montes de lápis para vender? Isto tem que ser levado em conta quando se calcular o custo de uma página.
Quanto custa um post em um blog?
Bom aí é que começa a ficar interessante essa história...
Você escreveu um post sobre o documentário do homem javali no Discovery Channel, não interessa a opinião em si, mas o que interessa é que para assistir o canal Discovery, você deve ter uma TV por assinatura e isso tem um custo (a menos que você peça a vizinha para assistir na casa dela).
Você perde tempo assistindo o programa (e tempo é dinheiro) você deve escrever algo de interesse para os internautas do contrário ninguém vai querer ler o seu post, e para escrever bem, você ficou anos na escola e isso não foi barato, mesmo que seja uma escola pública, você gastou muito para se formar, sua mãe gastou dinheiro de material escolar..etc...
Além disso, não basta você saber ler e escrever, você tem que ter criatividade e isso não tem preço, tem que ter intelgência e isso não tem preço ou é caro pra caramba.
No meu caso eu sei o quanto me custa; eu sei quanto me custa um site, uma página e estou aprendendo o quanto me custa um post aqui no Blogspot (Blogger).
Quem me conhece melhor sabe que eu sou o autor do Site do Bairro do Catete a mais de 10 anos; só de hospedagem no Hostnet ele já tem 7 anos. (antes ele passou pela extinta Vila Bol e depois pelo HPG ainda estando lá só que em uma versão desatualizada).
No início a hospedagem paga era cara pra caramba, agora é uma merreca de R$ 22,00.
Mas como eu comentei não é disso que eu estou falando e sim o custo que ninguém vê.
No caso do Site do Bairro do Catete ele é fruto de um livrinho que eu escrevi chamado Pequena História do Catete; como esse livrinho foi editado com recursos próprios foram feitos poucos exemplares e foram quase todos vendidos na "noite de autógrafos"; logo depois os amigos do bairro me cobraram de o por que eu não publicar na Internet já que eu conhecia o assunto?!
Bom, de fato eu sou da época do byte-lascado (dos primórdios da atualmente chamada informática) então era quase obrigatório publicar na net. Assim foi feito, mal na época, mas fiz, depois houveram reclamações de que estava muito pobre e melhorei; fui melhorando, fui acrescentando imagens, vídeos, novas colunas, biografias de personagens relacionadas direta ou indiretamente ao bairro etc... Assim foram caminhando as coisas até hoje mais de 10 anos após a publicação do meu livrinho.
Quanto custa tudo isso?
Quando eu comecei a escrever as primeiras biografias, eu me lembro muito bem da minha insegurança por não ser um historiador formado em uma faculdade, o medo que eu sentia em cometer erros...
Me lembro quando escrevi a biografia de Carlota Joaquina onde me aventurei a escrever meus primeiros diálogos e morri de medo de uma possível desaprovação do público.
Me lembro que quando escrevi a biografia do Barão de Nova Friburgo, eu não podia me ausentar de casa para fazer pesquisas por muito tempo pois minha avó estava a morte e eu não confiava na doméstica que trabalhava para mim para dar os remédios na hora certa.
Lembro do quanto me custou as 93 Certidões de Ônus Reais para obter dados de cada imóvel que eu cito no site.
É, tudo teve um custo.
Mas, logo depois vieram as recompensas, acessos muitos acessos, afinal a Internet tinha menos de 10 anos, não existia o Google, o Yahoo era super novidade, não existia a bendita/maldita Wikipédia. Enfim em 2003 o site contou com mais de um milhão de acessos no ano!
Depois foi caindo, caindo e no ano passado (2009) 120.000 acessos no ano.
Existem muitos motivos para uma queda dessas proporções; mas uma é uma desgraça: O plágio!
Meu trabalho foi plagiado desde o primeiro ano (aproximadamente em 1998); no início eu caí na esparrela de acreditar nos folclores populares tipo: Se te copiam é porque seu trabalho tem valor, é por que é bom etc..
Depois houve um caso de um grande jornal de São Paulo que copiou quase uma página inteira sobre o Bairro do Catete. Foi a primeira vez que eu me manifestei; como a matéria era assinada, eu enviei um e-mail para a jornalista reclamando (ela copiou até os meus erros de português e de digitação) e ela através de e-mail, (não se retratou no jornal) me pediu desculpas disse que era nova no jornal e perguntou se eu ia denunciar o ocorrido blá...blá... blá. Resolvi esquecer o assunto.
Sempre copiaram meu trabalho.
Mas hoje eu resolvi tentar (eu disse tentar) dar um basta nessa situação.
A biografia do Barão de Nova Friburgo foi copiada na íntegra em um blog chamado NOVA FRIBURGO; (o link não o levará mais a página, pois foi retirada do ar pelo google [blogspot] após minha denúncia; leia esclarecimentos ao final deste post) os link´s estão incorporados aos nomes, portanto basta você leitor clicar e comparar. Da mesma forma a Biografia de Dom Pedro II foi copiada na íntegra (só não copiaram as imagens) por um portal denominado CrazyMania e ficou assim CrazyMania Biblioteca. (o link anterior não o levará mais para o plágio, pois no dia 03/03/10 eles retiraram do ar após meus protestos; leia eslarecimentos ao final deste post) Este portal CrazyMania, segundo o whois, pertence a Rádio Piratã de Salvador LTDA.
Vou deixar por aqui os exemplos, pois eu acabo fazendo propaganda deles.
O Site do Bairro do Catete não tem uma propaganda sequer, nunca ganhei um níquel com ele (só tive despesas) enquanto ambos os plagiadores tem montões e montões de propaganda.
Estou tomando as medidas judiciais cabíveis dentro da lei de direitos autorais, enquanto isto, ambos foram denunciados (o NOVA FRIBURGO foi denunciado inclusive ao Google que prometeu providências para retirar o blog do ar e de ambos serão retiradas as propagandas do Google por descumprimento dos Termos de Adesão ao Ad sense e Adwords.
Bom, acho que já escrevi demais para meu tamanho, vou ficando por aqui; este post acabou ficando longo demais, mas acho que todos que lerem este relato entenderão minha revolta, angústia e tristeza.
Um abraço a todos e até o próximo post.
Jorge Costa