quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Você é importante?

Que importância você tem para os outros?

Que importância as pessoas tem para você?

Muita gente quer ser importante, ao menos ser importante para alguém.importante (1)
É claro que ser importante depende muito de você, do que você é, de como vive a sua vida, dos seus exemplos, das ideias que professa.

Mas ser importante para alguém ou para muitos é necessário que alguém ou muitas pessoas importe você para dentro dela.

Você precisa ser importada para ser importante.

Não é apenas estar na lembrança, na memória.
Sentidos da memoria

Na memória das pessoas, muitos estão, você se lembra de muitas pessoas, mas elas necessariamente não são importantes para você.
Muitas pessoas estão próximas a você, mas não são importantes para você. Está ali, na sua cara, a sua borda, muito perto, mas não tem importância para você.

Para você ser importante é necessário que você seja mais que “ser você mesma(o)” é preciso superar-se, é preciso transbordar-se e assim ser importada por alguém ou por muitos. Afinal, “ser você mesmo(a)” não é mais que a suatransbordar obrigação; agora, ser mais que você mesmo, transbordar os seus limites a ponto de alguém “importar” você para dentro dela, já é bem mais do que uma obrigação.

Quando você é importada por alguém, você não só passa a ser parte desta pessoa; mas quando você se vai por qualquer motivo, você faz falta dentro dessa pessoa.

Imagine um sofá.
sofá
Sua função é apenas uma: pessoas sentarem-se nele.

Mas ele acaba se tornando muito mais que isso.

Quando você precisa se desfazer dele, porque está velho, ou precisa abrir espaço na sala e ele se vai, você pode se lembrar de muitas coisas além de apenas ter sentado nele: assistindo filme no sofálembrar-se das broncas que levou de seus pais sentados nele, dos filmes que assistiu sentado nele, das horas de aflição esperando um filho tarde da noite chegar da balada e de sexos feitos sobre ele.

Quando você se desfaz deste sofá, fica um vazio, um espaço. sofa.velhoVocê pode ficar com este espaço vazio ou pode substituir por um novo e moderno sofá, menor, sem lembranças, sem emoções, talvez com um vasinho de plantas ao lado.


sofá novo

Mas aquele sofá velho fez e sempre fará parte de você, da sua vida, esse espaço jamais poderá ser preenchido.

Assim é você quando é importante para alguém, mesmo indo embora, morrendo ou simplesmente indo morar longe, você foi importada, faz parte de alguém, nenhum "móvelzinho" moderno com um vasinho de plantas ao lado poderá te substituir.

Você foi mais que você mesma para aquela pessoa, você foi mais que apenas um lugar para sentar-se, você foi além da borda desta ou destas pessoas, você se transbordou. Você foi assim importada, tornou-se importante.

E Você, é importante para alguém?

Alguém, é assim importante para você?

6 comentários:

  1. Obrigado Eliana,
    Muito Gentil de sua parte.
    Espero ter mais comentários seus aqui no Blog.
    Beijão!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Rescator,
    Paz

    Simplesmente genial, reflexivo e edificante.
    Deveras.
    Alberto

    ResponderExcluir
  3. É realmente. Que texto , que terapia, aprofundamento!!!!obrigada amigo Rescator

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.