sábado, 29 de novembro de 2014

Quando Chaves Surgiu em minha vida...

Eu era casado e a mulher em questão tinha um filho com sete ou oito anos.
 
Ambos metidos a intelectuais, papo cabeça e preocupadoschaves7 com a educação do menino; pura arrogância transvestida de conhecimento e experiência de vida.
 
O Silvio Santos no SBT começou a exibir um programa ridículo chamado Chaves (lá vem o chaves, chaves, chaves todos atentos ligados na TV). Estávamos almoçando na Parmê de Vila Isabel e eu vi um garoto em outra mesa com um óculos ridículo de brinquedo que na verdade era um canudinho para beber algum tipo de líquido; e eu do alto da minha arrogância perguntei:
 
 Óculos do chaves- Que coisa é aquela na cara da criança?
 
E minha companhia respondeu:
 
- É o óculos do Chaves...
 
- Que Chaves?
 
- Um programa mexicano que passa no SBT..
 
- Só podia ser do Silvio Santos uma idiotice dessas.
 
Eu retruquei...
 
Desde então proibimos o filho dela de assistir ao Chaves, achamos "idiotizante" demais...
 
Se arrependimento matasse...
 
Eu não sabia que logo depois a Rede Globo estrearia uma imundice chamada Malhação e uma novela chamada A Viagem que se aproveitando de conceitos kardecistas na verdade lançava a moda da tatuagem e do piercing para adolescentes e é claro em poucos dias crianças estavam implorando aos pais por uma tatuagem no ombro...
 
O Chaves não era idiota, o idiota era eu.
 
O Chaves (El Chavo del Ocho) é uma versão mexicana de um outro personagem chamado "Gugu", do programa  educacional infantil chamado Vila SésamoGugu (Gozo no programa original Sesame Street) que por sua vez foi inspirado no filósofo grego Diógenes.
 
Assim como Diógenes Gugu e Chaves moravam em um barril (Gugu morava em uma lata de lixo enorme), ambos descompromissados com maiores responsabilidades, e sempre nos passando algum tipo de... Foi sem querer querendo...
 
Gugu era irascível, já Chaves adorável e Diógenes, bom Diógenes era Diógenes...
  s11  sp 03-09-05  variedades jt  A personagem Chaves   do seriado Chaves, exibido no SBT   FOTO DIVULGACAO
 
Diógenes também morava em um barril e uma vez saiu de sua morada por ter ouvido um burburinho muito forte e viu um político fazendo um discurso para o povo. Ele fuçou no lixo e achou um peixe podre, peixe podre em mãos, ele começou a sacudir e agitar o peixe o que exalou um fedor enorme.
 
O público parou de dar atenção ao político e passou a observar Diógenes e seu peixe podre tampando o nariz.
 
O filósofo gritou:
- ATÉ UM PEIXE PODRE CHAMA MAIS ATENÇÃO QUE VOCÊ!
 
Chaves chamava atenção não por ser podre, mas pela podridão do que passa e passava na TV.
 
Chaves não fazia mal a ninguém, convivia muito bem com todos, Seu Madruga o eterno desempregado e devedor deDiógenes aluguel, Kiko o filhinho de mamãe e tirava do sério o politicamente incorreto Professor Girafalis que fuma charuto em plena sala de aula e paquera mãe de aluno.
 
É famoso o episódio do filósofo Diógenes que em plena luz do dia andava pelas ruas com uma lanterna acesa procurando um homem honesto, verdadeiro, homens auto-suficientes e virtuosos.
 
Se Diógenes tivesse entrado na vila de casas onde vivia Chaves em seu barril, ele certamente teria encontrado um.
 
R.I.P. Roberto Gómez Bolaños.

Um comentário:

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.