terça-feira, 4 de novembro de 2014

Quem Eram Os Filisteus?

Os Filisteus.
Filisteus
Guerreiro Filisteu

Basicamente tudo ou quase tudo que se sabe sobre eles está na Bíblia e por mais cético que um estudioso seja é nela que se obtém a maior parte das informações deste povo que existiu na antiguidade.

A Bíblia é repleta de referências aos Filisteus, destaco algumas:
Deuteronômio capítulo 2 versículo 23, Amós capítulo 9 versículo 7 e Jeremias capitulo 47 versículo 4.

A origem dos filisteus é motivo de controvérsia; as informações na Bíblia demonstram que teriam se originado de Casluim, o qual teria sido um dos filhos de Mizraim, patriarca dos egípcios, e neto de Cam (filho de Noé).
Prisioneiros Filisteus Egípcios
Prisioneiros filisteus libertados
Templo Medinet Habu - Egito

Fora da Bíblia, temos alguns relatos egípcios e neste caso a primeira notícia que se tem sobre os filisteus surge sobre os "Povos do Mar” * (ou Os Povos que Vieram do Mar) que teriam surgido do mar através do Delta do Nilo causando enorme destruição.

Alguns estudiosos consideram os Filisteus uma parcela de egípcios que teriam sido expulsos e retornaram tempos mais tarde para o Egito na forma de invasores, por isso muitos consideram como sendo egípcia a sua origem.

Desde o tempo de Abraão os Filisteus vinham tentando penetrar na região de Gerara (junto com a Cidade de Gaza formavam os limites Sul de Canaã), mas só conseguiram seu intento efetivamente por volta de 1.200 a.C. Isso motivado pela invasão dos dóricos em Caftor (Caftor-Creta a ilha de Creta e cidade onde os filisteus habitavam) chegaram a penetrar o Egito de forma muito violenta, mas foram repelidos e encontraram abrigo na região costeira da Palestina.

A Filisteia pode ser definida como sendo a região de Sehor que compreendia a costa da Palestina entre as cidades de Jope (importante porto da Judéia hoje chamado Jafa) e Gaza (importante cidade filisteia que fazia parte da Pentápolis Filistéia que era um conjunto de cinco cidades, a saber: Asdode (Ashdod), Ascalão (Ashcalon), Ecrom (Ecron), Gaza e Gate (Gath) [sendo Gate a maior]).

Era dividia em três regiões: o sul (Negeb), a região de planície e a região montanhosa. As principais cidades da Filisteia eram: Gerara, Gezer, Tamnata, Siceleg, Gob, Gebeton, Jope, Laquis e Sar.

O povo Filisteu era como uma confederação de reinos (como na Grécia antiga), as regiões tinham sua própria capital com um rei independente. Provavelmente a "confederação" agia em conjunto em caso de guerra. As capitais eram: Gaza, Ascalon, Azoto, Ecron e Gate.

Os hebreus sempre consideraram os filisteus como estrangeiros, não tinham origem semita e nem adotavam a circuncisão; além disso, os Filisteus prestavam culto a divindades como Baal e a Astarot.
Filisteus Combatendo o Egito
Escultura retratando a beligerância
entre Egípcios e Filisteus

As evidências mostram que os filisteus eram belicosos; esculturas egípcias exibem os filisteus combatendo as tropas de Ramsés II (incluindo batalhas navais). Aparentemente mais tarde abandonaram as práticas de guerras marítimas, na Bíblia só temos informações sobre batalhas terrestres.

Seu exército era dividido em: carros falcados (alguns usam a palavra "falcatos") que eram bigas com ponteiras ou lâminas cortantes no eixo, cavalaria e infantaria. Eram ótimos guerreiros e deram muito trabalho para os hebreus especialmente no tempo de Samuel e Sanção. Só com Davi é que finalmente os hebreus conseguiram enfraquecê-los militarmente de uma forma mais efetiva.

Davi tomou a cidade de Get e as suas principais fortalezas.

O Rei Salomão conseguiu dominar praticamente toda a Filisteia o que causou uma reação por parte dos Filisteus remanescentes e depois da morte de Salomão retomaram a cidade de Gebeton.

No tempo dos Macabeus Jônatas destruiu a cidade filistéia de Azoto.

No tempo de Jesus os filisteus já estavam muito misturados etnicamente com os judeus.

* “O povo do mar" como sendo os filisteus é uma teoria bem aceita hoje em dia, mas não existe comprovação.

2 comentários:

  1. Muito interessante e aprendi mais sobre esse povo filisteu o qual me ajudou no estudo bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bom que você gostou Lauracy!
      Muito obrigado! Volte sempre ao Blog O Rescator! Paz!

      Excluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.