sábado, 27 de março de 2010

Ponte Rio - Niterói completa 42 anos.

 
A Ponte Rio - Niterói (seu nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva) foi inaugurada no dia 4 de Março de 1974.
 
Ponte Rio-Niterói (Detalhe, Vão Central)
De fato a ponte foi um marco da engenharia nacional; é 7ª maior ponte do mundo (a maior do hemisfério sul), a maior estrutura de concreto protendido das 3 Américas o maior vão em "viga reta" jamais construído. Com cerca de 14 quilômetros de extensão ela veio suprir uma dificuldade; a aproximação da Cidade do Rio de Janeiro com o antigo Estado do Rio de Janeiro. Antes dela, ou você atravessava a Baía de Guanabara por via marítima, as famosas "Barcas de Niterói" que antigamente chamavam-se "As Cantareiras"; você poderia enfiar seu carro em uma das barcas (barcaças) e levar cerca de 1 hora para chegar a Cidade de Niterói (as barcas de transportes de automóveis não existem mais) ou pegar a barca de passageiros (essas ainda existem).
Ponte Rio-Niterói, ainda em Construção

Obs.: Os niteroienses em sua maioria chamam as barcas de lanchas.
Havia um outro meio; contornar toda a Baía de Guanabara por estradas que atravessam diversos municípios. (isso você ainda pode fazer).







Barcas (barcaças) Rio - Niterói para automóveis.
Foto de Manolo Conde
Cortesia de Luiz Darcy o melhor fotoblog de imagens do Rio Antigo do Mundo

A Baía de Guanabara tem sua entrada (e saída é claro) relativamente estreita, mas o seu contorno é enorme.
 
Viagens que poderiam levar mais de 9 horas, passaram a durar 2 ou 3 horas.
 
Mas (sempre tem um mas) a Ponte Rio - Niterói causou muitos danos.
 
Vamos lembrar de um fato histórico: uma coisa era o Estado do Rio de Janeiro e outra coisa muito diferente era a Cidade do Rio de Janeiro. A Cidade do Rio de Janeiro nunca teve nada em comum com o antigo Estado do Rio de Janeiro exceto o nome (até mesmo o sotaque era, e ainda é completamente distinto); a Cidade do Rio de Janeiro era o Distrito Federal ou seja a Capital do Brasil e mais tarde, quando a Capital se transferiu para Brasília, a Cidade do Rio de Janeiro passou a ser a Capital do antigo Estado da Guanabara.
 
E o Estado do Rio de Janeiro?
 
O Estado do Rio de Janeiro sempre foi separado, tinha a sua própria capital, a Cidade de Niterói.
 
As cidades do Estado do Rio de Janeiro, tinham sua própria vida, afora aqueles que trabalhavam na Cidade do Rio de Janeiro, ou porque eram funcionários públicos federais (lembre-se a Capital da República era lá) ou outros que trabalhavam em fábricas, mas eram poucos.
 
Por que eram poucos?
 
Porque a cidade do Rio de Janeiro ficava muito longe da grande maioria das cidades do antigo Estado do Rio de Janeiro.
 
As cidades produziam seus próprios empregos, suas próprias fábricas, haviam fazendas, sítios, as cidades tinham seu próprio comércio, seus cinemas, seus lazeres.
 
Com o advento da Ponte Rio - Niterói, isso tudo mudou.
 
Os habitantes das cidades do antigo Estado do Rio de Janeiro, passaram a querer trabalhar na Cidade do Rio de Janeiro pois ela estava agora muito próxima; assim, cidades antes prósperas (ainda que algumas fossem bucólicas) passaram a ser "Cidades Dormitórios" do Eidade do Rio de Janeiro.
 
Antes, todos "se viravam": Prefeitos, Vereadores, comerciantes, produtores rurais, comerciantes e industriais.
Depois da Ponte Rio - Niterói a Cidade do Rio de Janeiro é que teve que "se virar".
 
Um ano após a inauguração da Ponte Rio - Niterói, ocorreu a fusão do antigo Estado do Rio de Janeiro com o antigo Estado da Guanabara, passando o novo estado a chamar-se Estado do Rio de Janeiro (daí a grande confusão); os Guanabarinos (como é o meu caso) passaram ter o gentílico de fluminenses. Só para esclarecer mais uma vez; quem nasce na Cidade do Rio de Janeiro continuou a ser Carioca.
 
Piorou tudo.
 
Niterói, antes Capital de um Estado, virou mais uma das agora muitas "cidades dormitórios", a Cidade de Itaboraí por exemplo que era conhecida como a "Terra da laranja" teve sua produção reduzida em 95% ao longo dos últimos anos, localidades como Venda das Pedras (Itaboraí) ficaram parecendo cidades fantasmas.
Um abraço. Jorge Costa – O Rescator.

5 comentários:

  1. e até o sotaque virou o mesmo,eu ouvi dizer que antigamente niteroi tinha um sotaque próprio...mas infelizmente,isso se perdeu!

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    1. De fato o sotaque niteroiense se alterou bastante, mas quem mas sofreu alteração, foi o sotaque carioca.
      Um abraço

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  4. ... Legal a reportagem!
    Essa ponte ainda é um destaque na região.
    Passei por tal inúmeras vezes quando morava na cidade; tinha uma casa na REGIÃO DOS LAGOS - e vi que resides/tem a ver com tal.
    Confesso que ao enfrentar engarrafamentos (TRANQUEIRA como se diz aki no sul) até me causava uma certa apreensão. Talvez nem tanto quanto ficar dentro de um TÚNEL (aí desligar o motor seria obrigatório).
    E ao ver imagens de sua construção _ causa até fascinação.
    Ouvi falar que 10 operários se foram na construção. E o pai de uma professora minha esteve nesta.
    Fico impressionado com os ACIDENTES que ocorrem. E sem falar em vítimas que de lá caíram e sobreviveram.
    E como não retorno nesta há quase 20 anos, imagino a diferença que há.
    Perdão o longo texto: gosto de expressar minhas opiniões.

    Rodrigo (Porto Alegre)

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