quarta-feira, 16 de março de 2011

Os Dez Maiores Mitos do FBI

Traduzido, adaptado e modificado a partir do Site Oficial do FBI.

Os 10 Maiores Mitos na História do FBI.

No século passado, o FBI teve um papel vital na história americana a frente e no centro de alguns episódios de segurança de mais alto nível dos Estados Unidos; questões de segurança nacional e questões criminais. Não surpreendentemente, alguns mitos, equívocos e mal-entendidos acabaram surgindo sobre o Bureau, que evoluíram ao longo do tempo, em parte por causa da natureza complexa e por vezes sensível do trabalho. Abaixo segue o que parecem ser os dez maiores mitos que surgiram ao longo dos anos, deixando de lado aqueles que são tão fantasiosos que não merecem menção aqui...
Em ordem decrescente, aqui estão eles:


Mito nº 10) O FBI tem o projeto de Nikola Tesla de um "raio da morte"!

Nikola Tesla.
Se você não conhece o nome, Nikola Tesla foi um inventor prolífico e talentoso; físico e engenheiro, mais conhecido por desenvolver a base científica de alimentação elétrica AC (Corrente Alternada). Nasceu na Croácia em 1856 e se estabeleceu nos EUA em 1884. Quando Tesla morreu em janeiro de 1943 (em Nova York), seus papéis, que poderiam incluir os planos para uma arma de feixe de partículas, apelidado de "raio da morte" pela imprensa, foram apreendidos temporariamente por um órgão do Departamento de Justiça chamado Alien Property Office ("alien" neste caso significa "estrangeiro", apesar de Tesla ser a época já um cidadão dos EUA). Apesar dos relatos antigos e boatos, o FBI não estava envolvido na busca dos projetos, planos ou anotações de Tesla, e o FBI nunca teve a posse de seus documentos ou qualquer microfilme que pode ter sido feito desses documentos. Desde 1943, o FBI sempre contou uma história consistente a todos os que pediram. Os boatos ao contrário parece basearem-se em uma confusão inicial de agentes do FBI com outros funcionários do governo, especialmente o pessoal do Alien Property Office (Escritório de Propriedades de Estrangeiros). Esses rumores têm sido repetidos em biografias e artigos sobre Tesla. Tesla aparentemente não deixou descendentes nos EUA, apenas um parente na Croácia. Houve dúvida se seus projetos pertenciam ao governo, a algum possível descendente americano, ao parente croata ou a credores, visto que Tesla ao final da vida tinha muitas dívidas; então durante um tempo estes documentos ficaram sob custódia do aludido Alien Property Office.

Mito nº 9) O FBI tem um Departamento classificado como Arquivos-X (X-Files).

Arquivo X

Bem, o primeiro erro: O FBI não é o Departamento certo para investigar o sobrenatural de Fox Mulder e Dana Scully que aparece na série de TV Arquivo-X. Sim, o FBI tem alguns arquivos incomuns como mutilação de gado e fenômenos semelhantes, também sobre Ufos (OVNIs), e o famoso caso Roswell, mas geralmente só porque as pessoas relataram alguma coisa e o FBI abre uma nota (às vezes não chegam nem a investigar). Alguns dos arquivos que tem a ver com processos que envolvam uma potencial violação da lei federal Norte-Americana, (que esteja sob a jurisdição do FBI) e que fazem com que os agentes investiguem o assunto. Um exemplo é a operação Majestic 12, o grupo supostamente secreto dos funcionários do governo encarregado pelo presidente Truman para estudar o incidente de Roswell. Quando o que parecia ser um documento secreto sobre a formação da Operação Majestic 12 surgiu na década de 1980, A Agência foi convidada a investigar uma possível violação de informações sigilosas. O Bureau concluiu que o documento era falso. Em suma: enquanto os agentes do FBI que perseguem alienígenas e outras criaturas sobrenaturais podem dar um bom entretenimento, não é parte da descrição de trabalho do FBI, e eles não têm uma coleção secreta de "X - Files” (Arquivos X) escondida em algum lugar.


Mito nº 8) Elliot Ness era um agente do FBI.

Os Intocáveis
Não, na verdade ele nunca foi um agente do FBI e sim do Departamento do Tesouro Americano. Mas ele fez um breve trabalho em conjunto com o Bureau na época sob a direção de John Edgar Hoover (considerado o patrono do FBI) a participação de Elliot Ness foi tão marcante que muitos chegaram ao ponto de achar ser ele um agente do Bureau. É uma história bastante complicada, e você pode ler tudo sobre ele Clicando Aqui (em inglês) e conferir os arquivos públicos de Ness Clicando Aqui (em inglês).

Mito nº 7) Machine Gun Kelly deu aos agentes do FBI o apelido de "G-Men".

Metralhadora Kelly

É apenas uma lenda, que os agentes do FBI foram chamados de "G-Men", quando um bandido assustado e cansado chamado George "Machine Gun" (metralhadora em português) Kelly tropeçou para fora de seu esconderijo, com os braços para o alto e cercado por homens da lei, gritando: "Não atire, G-Men!, não atire!" Mas, na realidade, Kelly pode nunca ter pronunciado essas palavras. Um pouco de licença editorial por parte da imprensa provavelmente começou com a estória e o slogan acabou capturando a imaginação do público. Isto já foi motivo de estudos e uma reportagem do historiador do FBI Dr. John Fox (Fox neste caso não tem nada a ver com o personagem Fox Mulder do seriado Arquivos X, mera coincidência) sobre o apelido de G-Men dos agentes do FBI.


Mito nº 6) O FBI processa pessoas.

FBI processando casos.

São investigadores, não procuradores. Seu trabalho é reunir os fatos e as provas e apresentar os resultados ao Procurador de Justiça dos EUA no Departamento de Justiça, que decide se quer ou não levar o caso a julgamento. Como eles buscam os fatos, podem ser convidados a apresentar e discutir os resultados no tribunal.


Mito nº 5) Não houve agentes de minorias étnicas nos anos Hoover.

James Amos

O FBI não era muito à frente de seu tempo na criação de oportunidades de carreira igual para todos os americanos, mas não é verdade que o FBI não estava disposto a contratar agentes de minorias durante a gestão de John Edgar Hoover (sua gestão foi de 1924 a 1972). Existe uma variação do mito que continua: Que ele relutava para contratar agentes de minorias até que o presidente Kennedy o ordenou a fazê-lo na década de 1960. O fato é que muitos agentes especiais (Special Agent) de minorias trabalhavam no FBI a partir do início dos anos 1920 em diante. Um agente Afro-americano chamado James Amos, por exemplo, investigou os casos mais importantes de Nova York de 1921-1953, enquanto o Agente Striders um filho e pai de Afro-Americanos pertencia a uma equipe de agentes em Los Angeles, serviu com distinção a partir da década de 1940 até início dos anos 1970. De origem Hispânica o agente Manuel Sorola serviu em vários dos escritórios do FBI da década de 1920 até 1940, e Flaviano Guerrerro, americano nascido nas Filipinas, serviu habilmente ao Bureau em 1940. Tudo dito, haviam dezenas de agentes especiais das minorias nos quadros do FBI antes de Hoover que morreu em 1972 (ainda como Diretor Geral do FBI).

Mito nº 4) O Bureau rotineiramente espiona o povo norte-americano.

Big Brother

Absolutamente não. Eles são governados por um conjunto bem definido de leis, regulamentos e diretrizes afiados ao longo de um século de experiência prática que ditam como eles podem e devem conduzir suas investigações. É sempre um delicado equilíbrio entre o aproveitamento das ferramentas à disposição deles para resolver os crimes e evitar ataques e defender as liberdades civis dos americanos. Ao longo de um século, eles cometeram vários erros, mas eles foram poucos e distantes entre si em comparação com a grande quantidade de trabalho que fazem todos os dias. Enquanto alguns previram há muito tempo que o FBI iria se transformar em uma força policial “big brother” ouvindo e vendo todo mudo as escondidas, este cenário simplesmente não aconteceu. Afinal, eles vivem e trabalham em suas comunidades e valorizam os direitos dos cidadãos do seu próprio país.

Mito nº 3) O FBI não colabora com outras agências.

Papo de jurisdição; uma briga comum entre as autoridades policiais na TV

Isso é coisa da mídia e da indústria do entretenimento. Fazer da rotina do FBI enganar os parceiros, para abocanhar todo o crédito nos casos de grande repercussão; não ficar junto com os colegas policiais seja Polícia Local, CIA, ATF é simplesmente um absurdo. Ex agentes e funcionários civís já cansaram de fornecer relatos reais sobre as relações estreitas e até mesmo de amizade que existem entre o Bureau e seus parceiros policiais em todo o país e no mundo. Nada poderia estar mais longe da verdade esconder informações de outros departamentos ou agências. Sim, existe um conflito ocasional ou problema (todos são seres humanos, afinal), mas as relações têm sido excepcionais ao longo dos anos e melhorou ainda mais desde do 11 de setembro (o ataque as Torres Gemeas em Nova York).

Mito nº 2) O FBI tem arquivos sobre todos os americanos.

Big Brother 2

Algumas pessoas pensam que o FBI tem uma vasta gama de arquivos de todas as coisas ruins que o cidadão americano já fez. Não é verdade! São mantidos arquivos de investigação de graves violações de lei federal e as principais ameaças à segurança nacional americana. Eles não tem um "dossier" sobre qualquer um a menos que esse qualquer um for um espião ou terrorista ou ainda criminosos ou são suspeitos de ser um (e eles usam a palavra "arquivo" vagamente, como nós geralmente usamos a palavra para organizar materiais de assuntos, não indivíduos). As pessoas não aparecem em arquivos a não ser se eles forneceram informações ou foram vítimas de um caso... ou por um algum motivo (autorizado) uma autoridade solicitou informações sobre essa ou aquela pessoa, mas este tipo de informação é mantida sob leis estritas e por um período legalmente determinado de tempo. Para mais informações, consulte o Freedom of Information Act . (em inglês)

Mito nº 1) O FBI não pode ou não deve fazer trabalho de inteligência.

FBI versus CIA

É uma velha história que tem sido muitas vezes repetida desde 11/09. Mas um século de história diz o contrário. Desde os primeiros momentos usam de trabalho de inteligência (segundo leis e diretrizes bem definidas) para manter os braços em volta de grandes ameaças e desativá-los tantos de gangsters mafiosos, de espiões soviéticos de ontem para os terroristas de hoje. O fato é que o FBI tem sido tanto uma agência de inteligência e aplicação da lei como organização de segurança nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.