quarta-feira, 30 de março de 2011

O Acampamento de Jesus (Jesus Camp)

Trecho do Documentário Jesus Camp (Acampamento de Jesus)

O Documentário Jesus Camp que concorreu ao Oscar em 2006 chocou muita gente no mundo.

Pouco conhecido do grande público brasileiro, o vídeo exibe um acampamento onde em nome de Jesus se comete uma enorme gama de atrocidades contra crianças.

As crianças sofrem “lavagem cerebral” (eu sei que esse termo é incorreto, mas na falta de outro...), são aterrorizadas por adultos e obrigadas a professar uma série de conceitos culturais, filosóficos e religiosos com a desculpa de “levantar a nação americana” contra os valores mundanos.

O vídeo é um festival de blasfêmias, heresias e conceitos antibíblicos, porém revestido com a capa de fundamentalismo cristão.

O que é fundamentalismo?

Fundamentalismo, não é uma palavra restrita as religiões.

O fundamento de uma casa são seus alicerces, que sustentam toda a casa, do chão até o telhado, não importa quantos andares ela tenha.

Os fundamentos do futebol, por exemplo, são muitos: Saber driblar, cruzar a bola, dar passes para outros jogadores, até saber fazer embaixadinhas fazem parte dos fundamentos do futebol.

No jogo de xadrez, você precisa saber mover as peças, que movimentos elas podem fazer dentro do tabuleiro, qual o valor de cada peça etc... Esses são alguns dos fundamentos deste jogo.

E o fundamento religioso?

Cada religião tem os seus fundamentos.

Eu não sou mulçumano, mas sei que um dos muitos fundamentos da religião mulçumana é acreditar nos ensinamentos do Profeta Maomé, (se algum mulçumano puder ajudar a enriquecer este parágrafo, eu agradeceria).

E o fundamentalismo religioso cristão?

Bom, assim como em outras religiões, é um assunto controverso; sem necessidade a meu ver.

O fundamento do cristianismo está em Cristo e nada mais.

Veja bem, estou falando de cristianismo e não no catolicismo, presbiterianismo, luteranismo ou qualquer outra Igreja.

As religiões e Igrejas são “construídas” a partir de um fundamento, de um alicerce.

O fundamento, o alicerce do cristianismo é Jesus Cristo.

Como conhecer os fundamentos do cristianismo?

Conhecendo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Como conhecer os ensinamentos de Jesus Cristo?

Da única maneira possível: Através do Evangelho!

São 4 livros, mais ou menos iguais, contando a mesma coisa: a vida e os ensinamentos de Cristo. Evangelho Segundo Marcos, Segundo Mateus, Segundo Lucas e Segundo João.

Por que “mais ou menos”?

Eles não são exatamente iguais, tem algumas diferenças entre um e outro, mas em conjunto, eles formam o fundamento do Cristianismo.

Qual é o problema?

O Problema é que os que se auto-intitulam “Evangélicos” falam de tudo, menos sobre o Evangelho!

É um tal de falar de Malaquias, de Enoque, de Salomão e do diabo; mas dos ensinamentos de Jesus que constam dos evangelhos eles quase não falam, e muito menos seguem esses ensinamentos, ao contrário, se dizem evangélicos, mas via de regra fazem ao contrário dos ensinamentos de Cristo.

Alguns exemplos:

Julgar as atitudes de outrem, julgar a vida dos outros, julgarem a religião alheia.

O que Jesus nos diz:

... Não julgueis, para que não sejais julgados.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

E por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o cisco do olho do teu irmão...

Orar em público. O que Jesus disse sobre isso?

...Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á...

...Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais...

Jesus condena orações nas esquinas das ruas (em público) e na frente dos outros na sinagoga (templo judaico; seriam como nossas igrejas dos dias de hoje). É óbvio que se Ele não aceitava este tipo de prática, imagine orar em transmissão nocional em TV, rádio, orar em praça pública, colocar caixas de som para fora da igreja para que todos saibam das suas obras. Condena também essas orações que parecem não ter fim, cheia de lágrimas, e invocações.

Sobre fazer Juramentos.

Jesus disse:

...Ouvistes dizer o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é a Morada de Deus; Nem pela terra, porque é o esteio dos teus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna...

Acender lanternas na altura dos pés?

Parece até que eles fazem este tipo de “juramento” de propósito para contradizer as palavras de Jesus, vejamos o que diz o evangelho:

... Não se acende a lâmpada e se coloca debaixo da mesa, (próximo aos pés N.A), mas no alto do candeeiro, para iluminar a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus...

Exército de Cristo, soldados de Cristo e o pior de todos: “Soldadinhos de Cristo”.

Jesus nunca foi “General de todos os exércitos”, muito menos soldado de coisa alguma, e jamais aceitaria crianças como seus soldados para nada. Além de Jesus ser pacífico, ele rejeitou que Pedro o defendesse com uma espada por ocasião de sua prisão.

Vejamos o que Jesus disse:

... Simão Pedro, que tinha uma espada, puxou-a e feriu o escravo do Sumo Sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. O escravo se chamava Malco. Jesus, porém disse a Pedro: Guarda a espada, achas que se eu pedisse a meu Pai, ele não enviaria um exército de anjos para me ajudar? Quem viver pela espada, morrerá pela espada...

Jesus curou a orelha do escravo Malco e seguiu resignado para o seu suplício.

Jesus não precisa de ninguém para defendê-lo, nem soldado, nem general muito menos “soldadinhos de Cristo”.

Como a ordem moral e ética pregada por Cristo é muito difícil de ser vivida, (para alguns é muito fácil), é melhor ficar falando de Ezequiel, Adão, Jericó e outros que não estão nos evangelhos.

Só para terminar, evangélico que diz que o “Fim dos Tempos” está chegando, que será dia tal, ou amanhã de manhã, nada é mais contra o Evangelho, pois que Jesus Cristo perguntado sobre quando será esse dia, respondeu:

“... Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai...”.

Qualquer um que fuja dos princípios básicos do Cristianismo, ou seja, dos ensinamentos de Cristo, não pode ser considerado fundamentalista já que está fora dos fundamentos.

As pessoas que aparecem no vídeo Jesus Camp, (não importa a denominação ou congregação delas) não são fundamentalistas, e em minha opinião, nem cristãos são.

2 comentários:

  1. Graça e Paz !!

    Muito obrigado por me acompanhar no Blog " Teologia Reformada " ( www.introduoteologica.blogspot.com ). O Rescator é um blog de excelente qualidade. Gostei bastante da meteria sobre " ARREBATAMENTO " e como Cavinista que sou concordo que o Arrebatamento nos moldes apresentados por pentecostais, neo-pentecostais e alguns grupos tradicionais não encontra apoio nas Escrituras.

    Espero podermos estar sempre trocando informações..

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  2. Olá reverendo Taciano, é sempre um prazer ler o seu Blog: Teologia Reformada ( http://introduoteologica.blogspot.com/)Obrigado pelas considerações sobre O Blog O Rescator ( http://orescator.blogspot.com/). Pastor, qualquer homem de bom senso, não pode crer no tal "arrebatamento" principalmente com dia e hora marcados. Até por que não existe nada sobre isso nas Escrituras. Assim como o sr. espero estarmos sempre trocando experiências.
    Um forte abraço, Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.