sábado, 19 de janeiro de 2013

Os Dez Maiores Mitos sobre a Maçonaria.*

Desde muitos séculos existem detratores da Maçonaria.
Symbols
Símbolos Clássicos da Maçonaria
 
Pessoas mal intencionadas, pseudo-religiões, seitas de todo tipo, governos totalitários e teocráticos, falam as maiores bobagens, mentiras, e sandices a respeito da Fraternidade Maçônica.
 
Este post tem o intuito de desfazer alguns deste mitos e crendices.
 
1. A Maçonaria é uma Religião:
 
Não é verdade, a Maçonaria é uma sociedade secreta iniciática. Seus membros podem ser de qualquer religião; existem maçons católicos, protestantes, evangélicos pentecostalistas, judeus, muçulmanos etc..
 
2. Na Maçonaria só são aceitos ateus e é necessário negar a Deus e a Jesus Cristo.
GADU
Esquadro e Compasso
Símbolos do Grande Arquiteto do Universo
 
Nada mais inverídico. Na Maçonaria, é condição “sine qua non” acreditar em Deus ou equivalente ao que a palavra sugere: Alá, Pai Celestial, Energia Suprema etc. Dentro da Maçonaria é usado o termo Grande Arquiteto do Universo ou seja ateus não são bem vindos. O Maçom não é obrigado a crer em Jesus O  Cristo assim como muçulmanos não acreditam em Jesus como filho de Deus, e os judeus tão pouco ou seja na maçonaria é respeitada as religiões e crenças pessoais de seus membros.
 
3. Todo maçom é rico.
 
Quem diz isso, provavelmente não conhece muitos maçons. Para ser maçom, a pessoa deve poder cumprir determinados compromissos financeiros, lembre-se a Maçonaria não é uma religião é uma sociedade, assim como um clube ou uma associação de qualquer tipo tem seus gastos, seus custos que são supridos pelos seus associados.
 
4. Qualquer  um pode ser maçom.
 
Não é bem assim, para ser maçom tem que necessariamente ser indicado e apresentado por um maçom, preencher uma ficha, essa ficha de ingresso deve ser aprovada e depois é feita uma investigação sigilosa sobre a pessoa indicada, inclusive é consultada a cônjuge do aspirante a maçom, caso ele tenha uma má conduta social (o maçom deve ser livre e de bons costumes), familiar ou profissional, sua entrada nos quadros da maçonaria não é aprovada.
 
5. A Maçonaria ajuda financeiramente seus integrantes.
 
Não é como pensam. É possível uma ajuda financeira mas em geral não é assim que acontece. Os maçons, se consideram irmãos entre si; se você vai a uma lanchonete por exemplo e existem duas lanchonetes uma que pertence a seu irmão e outra de uma pessoa desconhecida. A qual lanchonete você iria? Creio que a maioria prestigiaria a lanchonete do seu irmão e não a de um desconhecido. Maçom ajuda um Maçom, na mesma proporção em que um irmão ajuda outro irmão. Muitas vezes, irmãos brigam entre si; o mesmo também acontece entre irmãos da maçonaria.
 
6. A Maçonaria é “ocultista”.
livros
Bibliotecas Maçônicas
Riquíssimas em Conhecimentos
 
Depende muito do que se chama de “ocultismo”. A grande maioria do conhecimento oculto revelado (ou não) aos membros da maçonaria pode ser obtido através de livros; não é fácil, as bibliotecas maçônicas espalhadas pelo mundo são extremamente grandes e dispõe de livros muito antigos, com conhecimentos muitos deles já perdidos ou esquecidos pelo público em geral. Além dos ritos e cerimônias que trazem tradições de séculos em sua bagagem. Porém na prática esses conhecimentos e tradições estão disponíveis para qualquer um que se predisponha a dedicar uma vida inteira de pesquisas e estudos sobre esses assuntos. Neste sentido a Maçonaria é ocultista. Já no que concerne a Magia Negra, feitiços e sortilégios, isso não passa de lendas ridículas.
 
7. A Maçonaria venera cabras, bodes e outros animais simbolizando o diabo.
Baphomet
Baphomet
 
Olha, isso é tão ridículo e ao mesmo tempo difícil de explicar. Sim existem símbolos que podem suscitar enganos, mas apenas para quem não estudou esses símbolos e quem não leu ou estudou suas próprias religiões. Em geral, o que é interpretado como sendo cabra, bode e diabo é a figura de Baphomet, que em tendo chifres e tal nada tem que ver com diabo. A representação gráfica do diabo (um ser com chifres, metade homem metade animal etc..) só passou a existir durante e após a Idade Média, a chamada idade das trevas, onde as pessoas não mais sabiam ler e escrever e acreditavam em qualquer bobagem que alguns membros da igreja católica lhes diziam; por exemplo: Maria Madalena era uma prostituta, não era e nem consta da Bíblia que teria sido; o diabo tem chifres rabo pontiagudo e cara de bode, não existe nada disso na Bíblia, que Lúcifer é o Diabo ou sinônimo de Diabo; primeiro que nem existe a palavra Diabo na Bíblia (existem as palavras Satanás e demônios) Lúcifer quer dizer “feito de luz” ou seja um ser feito de luz. Quanto aos simbolismos atribuídos a Baphomet, qualquer bom livro sobre o assunto na Biblioteca Nacional (muito provavelmente na biblioteca de sua cidade também) pode perfeitamente esclarecer dúvidas a respeito, agora tente ler livros sérios e não livros escritos com o intuito de convencer de que qualquer coisa provém de Satanás ou do mal. Se você quiser ler algo a respeito de Baphomet e ver que nada tem a ver com Diabo ou coisa parecida, para ver uma descrição na Wikipédia (a menos que você ache que a Wikipédia também seja fruto do Diabo é claro). A representação do "bode maçônico" é uma alegoria fictícia utilizada em tempos remotos por pessoas fora da maçonaria para assustar as pessoas que não entendiam a Maçonaria com a intenção de vincular a maçonaria ao Diabo.
 
8. Os símbolos do compasso, esquadro são símbolos satânicos ou do mal.compasso e esquadro
Estes símbolos tão somente representam “O Grande Arquiteto do Universo” ou seja Deus (ou o seu equivalente em sua religião).
 
9. O símbolo do olho dentro de uma pirâmide é um símbolo maligno e satânico.
 
O símbolo do olho dentro de uma pirâmide simboliza o “Fiat Lux” que significa “Faça-se a Luz”; que pode ser encontrado no Livro do Gênesis da Bíblia, nos livros de várias religiões pelo mundo e pode ser encontrado nas notas de dólar americano. O Olho e a frase Fiat Lux pode ser encontrado na maioria das caixinhas de fósforo do Brasil e nem por isso as pessoas dizem que ela vem do mal. Até em filmes da Seção da Tarde, feitos para crianças e adolescentes já foram exibidos filmes com o tema do “Olho que Tudo Vê”. O Olho dentro da pirâmide representa a onipresença de Deus, que tudo vê e de quem nada podemos esconder.
Fiat Lux 1
Durante Décadas as Caixas de Fósforos da Marca Olho Exibiram o "Fiat Lux"
10. A Maçonaria não faz caridade e só ajuda a seus membros.
 
Nada mais mentiroso! A Maçonaria ajuda e sustenta inúmeras obras e instituições de caridade, mesmo que você nunca venha a saber disso, pois em geral eles não ajudam e saem por aí contando sua prática de caridade.
 
Espero ter ajudado a população em geral a tirar um pouco destes estigmas contra a Maçonaria e ajudado a Maçonaria (na medida que eu não sou Maçom) a esclarecer que a fraternidade preza pelo aperfeiçoamento do homem e esmera por um paradigma de virtudes e não o contrário.
 
Grandes homens do passado e do presente foram e/ou são maçons.
 
A Maçonaria participou de inúmeros episódios da história mundial e brasileira. Denegrir sem conhecer uma entidade secular como a Maçonaria é típico dos que não sabem o que falam.

* Atenção Maçons e a Maçonaria como um todo: Eu não sou maçom. O que escrevi, é fruto de leituras, estudos,  experiências e vivencias pessoais. Caso algo escrito acima for de encontro aos preceitos da Maçonaria, for equivocado ou caso eu tenha emitido alguma opinião que fira os princípios fundamentais maçons; peço que me informem através dos comentários ou escreva para: orescator@gmail.com.br

110 comentários:

  1. Bem esclarecedor, e concordo com todo o conteudo, Li muitos livros sobre maçonarios escritos por maçonicos e pude notar o quanto de falácias havia sobre essa sociedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Glassmam,
      É sempre um prazer te-lo aqui no Blog O Rescator.
      Um abraço.

      Excluir
    2. adorei as explicações vou procura ler mais a respeito eu nunca concordei com o que as pessoas falam a respeito da maçonaria mais tambem nunca procurei saber so sabia que eram do bem

      Excluir
    3. eu sempre tive muita curiosidade em conhecer a maçonaria pois tem uma pertinho da minha casa , e eu tbm gosto de cabalah axo q as duas tem algo em comum para um bem maior gostaria de fazer parte desta irmandade mais não sei como

      Excluir
    4. Rubia a Maçonaria é uma entidade essencialmente masculina.
      Obrigado por sua participação no Blog O Rescator!
      Paz!

      Excluir
    5. Sr:Rubia Luz
      Grande oriente feminino ( Maçonaria )
      Não é só para os homens.

      Excluir
    6. Mirian manda um e mail para mim presciso esclarecimento geehuzumaki@gmail

      Excluir
    7. Dentro da maçonaria, existem as ESTRELAS DO ORIENTE.
      É uma ordem feita de mulheres, a maioria delas esposas de maçons. Elas frequentam o mesmo templo, porém em reuniões separadas.

      Excluir
    8. Estou muito feliz por ser um Illuminati membros .. Eu sou muito rico e eu tenho tudo o que eu queria na minha vida .... dinheiro é muito bom, a conexão ea fama me fazem sentir bem ... graças a ALEXY BROWNY .. que me ligou Para Illuminati ... Alexy browny é um grande mestres ... Tenha o que for preciso ... Ele disse que sabe alguns segredos de Barrack Obama ... juntar-se juntar-se Illuminati e se tornar grande ... via BROWNYALEXY@GMAIL.COM...money é bom.popularidade é bom ... nós somos Illuminati .. Poder mundial .. mudar sua vida para o bem e toda a geração, vou levar para mostrar no caminho e recebê-lo para a grande irmandade dos Illuminati, que você sabe o que você está fazendo não importa. Você busca por riqueza, poder, suprimir problemas que você acha que está confinando com Grande poder de Illuminati. Junte-se aos grandes Illuminati hoje, você quer se tornar rico? Um homem de negócios, pastor grande e bem reconhecido, procurando por sabedoria e conhecimento, grande político, músico, doutor, grande jogador de futebol e artista, você quer ser rico, famoso e ser poderoso extra. Além da destruição humana. Mestre BROWNYALEXY@GMAIL.COM Quer se tornar famoso e rico aqui é sua chance de se tornar um membro dos Illuminati e se tornar uma estrela em sua vida. Se realmente você está interessado em se tornar um membro de pleno direito do Illuminati não hesite em e-mail ou chamar e também queremos que você saiba que não há ninguém que é para determinar o seu futuro, porque seu futuro está certo em suas mãos para se juntar a nós Agora e tornar-se uma pessoa responsável na vida e você se tornará popular Os Illuminati são a sociedade secreta responsável pelo desenvolvimento do Cultural por trás de todas as decisões, grandes ou pequenas, você tem Nunca feito em sua vida inteira. É hora de retomar o controle de sua mente E alcancem todo o seu potencial. Junte-se aos Illuminati e tenha Sua carreira escolhida .. sinta muito livre o profeta em BROWNYALEXY@GMAIL.COM ...... SOU ILLUMINATI PODER DO MUNDO

      Excluir
  2. OLÁ RESCATOR.
    SIMPLESMENTE ESCLARECEDOR. MILHÕES TÊM MEDO ATÉ DE PRONUNCIAR ESSE NOME (MAÇONARIA). VC DEVERIA ESCREVER MAIS SOBRE MITOS E VERDADES.

    ABRAÇÃO DO BETO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Beto,
      Aqui onde eu moro existem pessoas que acreditam piamente que os maçons são adoradores de Satanás.
      Misteriosamente ocorreu um incêndio na Loja Maçônica da Cidade.
      Se você quiser sugerir algum assunto, que eu possa levar em consideração para poder escrever, sinta-se a vontade Beto, neste Blog, ninguém merece mais ouvidos que você.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Justo e Perfeito .: considerações adequadas ao meio profano. Parabéns.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado "Eu sei que Vou te Amar"!
      Bom saber que o artigo ajuda a desfazer a imagem errônea que muitos tem sobre a Maçonaria.
      Um Abraço!
      Volte Sempre.
      O Rescator.

      Excluir
  4. tudo que ele escreveu faz sentido,exeto algumas perguntas que deixam dúvidas,porque as práticas maçonicas são secretas? se não é religião,porque tem tantos símbolos sagrados e tantos dogmas e paradgmas? porque tantos costumes de sua própria cultura interna e porque não podem ser violadas?porque tantos rituais? ninguem perde seu tempo se reunindo com outras pessoas secretamente para falar de futebol,política ou mulheres, geralmente se faz isso em barzinhos, então porque se reunir secretamente logo que hoje vivemos em um país laico e temos liberdade social ,religiosa e filosófica? se um grupo se reúne secretamente é porque tem rabo preso com alguma coisa. porque os intrumentos usados nos rituais não podem sair de dentro das camaras da loja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clóvis Pardinho!
      Obrigado por visitar o Blog o Rescator.
      Vou tentar responder a algumas de suas perguntas (ainda que seja bem difícil).
      1)porque as práticas maçonicas são secretas?
      Resposta: As reuniões e rituais Maçônicos são secretos, as práticas não são secretas.
      2) se não é religião,porque tem tantos símbolos sagrados e tantos dogmas e paradgmas?
      Resposta a matemática, a musica e muitas outras coisas nesta vida são cheios de símbolos e não são religiosos. Sagrados? Isso é por sua conta e risco, nunca escrevi nada disso. Dogma é uma crença ou doutrina estabelecida de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível; como vê, não é privilégio de religião, um clube pode ter seus dogmas. Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. A FIFA tem seus paradigmas e nem por isso é uma religião.
      3)porque tantos costumes de sua própria cultura interna e porque não podem ser violadas?
      Resposta: As regras de um clube, religião e da sociedade de uma maneira geral, não deve (ouse preferir não podem) ser violadas, sobre pena de expulsão, prisão ou coisa parecida, o que não faz dessas entidades nada demoníaco ou pervertido.
      4) porque tantos rituais?
      Resposta: A Academia Brasileira de Letras tem tantos rituais que chega ser ridícula e no entanto não é religiosa, satânica ou pervertida.
      5) ninguem perde seu tempo se reunindo com outras pessoas secretamente para falar de futebol,política ou mulheres, geralmente se faz isso em barzinhos, então porque se reunir secretamente logo que hoje vivemos em um país laico e temos liberdade social ,religiosa e filosófica?
      Resposta: Tente ir em uma reunião de líderes partidários no Senado ou da Câmara dos Deputados, Eles não te deixarão entrar e só Deus sabe o que é discutido lá dentro.
      A chefia do Rabinato Judaico se reúne secretamente e no entanto não são satânicos nem tem o rabo preso com nada ou ninguém, o Conclave para se escolher o Papa é feito em reunião secreta e que se saiba lá o diabo não está presente, o a Reunião dos presbíteros protestantes é feita secretamente e não se sabe de Satanás estar presente por lá ou que eles tenham o rabo preso com ninguém.
      6) porque os intrumentos usados nos rituais não podem sair de dentro das camaras da loja?
      Resposta: Você já viu alguma vez os padres católicos saírem com seus apetrechos para jogar futebol ou ir a praia?
      Espero ter ajudado a responder as suas dúvidas.
      Volte sempre ao Blog O Rescator.
      Um abraço!

      Excluir
    2. obrigada amigo rescator o assunto maçonaria me fascina confesso que eu tinha um certo receio quanto a essa entidade mais sempre me chamou a atençao agora com suas explicaçoes me sinto melhor e continuo admirando essa entidade um abraço dessa leiga mais admiradora

      Excluir
  5. Excelente texto; é neutro e esclarece muitos aspectos, os quais nem mesmo em sites maçônicos encontrei tanta objetividade.
    Somente um comentário particular: até entendo que a maçonaria regular não aceita mulheres como membros, eis que ainda segue à risca as práticas antigas. Mas já dizem que estão aceitando homens homossexuais "discretos" em algumas dessas lojas porque dizem que o mundo está mudando e precisam se adequar à realidade, que não podem ser preconceituosos, etc, etc e etc.Então pergunto: por que não podem aceitar mulheres também, tendo em vista a nova visão da sociedade e a mudança na família moderna? Considero, no mínimo, estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose!
      Obrigado por participar do Blog O Rescator!
      Obrigado pelos elogios.
      Muitas instituições são exclusivas seja para homens ou para mulheres.
      Existem colégios exclusivamente masculinos e outros femininos.
      Não vejo discriminação nisso.
      Não conheço a posição atual da maçonaria quanto ao homossexualismo (sejam eles discretos ou não); como deixo claro no artigo, não sou maçom, portanto não sei tudo, sei apenas e tão somente o que estudei.
      Sei que existem lojas maçônicas femininas com todas as prerrogativas e graus de iniciação das lojas masculinas, e sei também que não são reconhecidas oficialmente pelas lojas maçônicas masculinas, porém são respeitadas por eles.
      Não vejo o "por que" de uma instituição masculina deva abrir as portas para o sexo oposto e vice versa...
      Não vejo porque eu deveria pleitear o meu ingresso em um convento de freiras ou coisa que o valha.
      Lembro-me que nos anos 1970 a hoje Deputada Cidinha Campos tinha um espetáculo teatral chamado: "Homem não Entra"; e não entrava mesmo eu particularmente nunca tive a intenção ou me senti excluído ou ainda discriminado por ser uma apresentação para mulheres.
      Como uma vez disse o reitor do Colégio São Bento (colégio exclusivamente masculino aqui no Rio de janeiro) Perguntado o "por que" o colégio não aceitava meninas ele respondeu pela bilionésima vez: Porque o São Bento é um Colégio Masculino, só por esse motivo!
      Beijão Rose e volte sempre!

      Excluir
  6. Um pessoa,que agride alguém verbalmente,ou acusa outro de coisas que não sabe,e se diz maçon.Ele é visto como bom membro!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, meu pai é Maçom e meu irmão faz parte da Ordem Demolay. Ja assisti algumas cerimônias, e sei um pouco sobre o assunto.
      Respondendo sua pergunta:
      Infelizmente não existe a totalidade da perfeição. Existem sim, membros que contradizem com a característica de um "Bom Membro" , porém , quando a Loja Maçônica toma conhecimento, o membro é afastado imediatamente.

      Excluir
    2. José Lopes Santana, existem pessoas boas e pessoas ruins em qualquer ambiente, a Maçonaria não é uma exceção.
      Obrigado pela sua participação aqui no Blog O Rescator.

      Excluir
  7. Foi muito esclarecedor pra mim, pois procuro muitas informações sobre a maçonaria e vc foi muito sóbrio.

    ResponderExcluir
  8. Hum... sou cristão de uma igreja bem tradicional ( Congregação Cristã) e sempre pesquisei sobre os illuminati, maçonaria e outras coisas atribuídas ao Diabo... a maior controvérsia que achei foi dizer que o olho que tudo vê é do demônio, no meu entendimento Deus ( Jeová ou Eu Sou) é este olho pois nada esta oculto ao seus olhos.
    Para quem crê... que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar do Blog O Rescator Massa Critica.
      Deus o abençoe rica e abundantemente ! Paz!

      Excluir
    2. Massa Critica boa tarde..ou A PAz de Deus. sou cristão desta igreja que você é e me iniciei a pouco tempo, ainda me assusto com algumas coisas e aos poucos quero aprender e crescer culturalmente é o que buco na maçonaria..poderiamos conversar mais a respeito??Deus abençoe

      Excluir
    3. para variar todo cristão ou evangelico só fala merda tudo para eles é culpa do diabo e só eles se aham a perfeição ,,, por isso que suas mulheres pulam tanto a cerca

      Excluir
  9. Sou cristão, crente ou evangelico, como queirão, acredito em /DEUS/ vejo a maçonaria como uma sociedade, que seus integrantes cultuam o que são, caso eu fosse um maçon tenho certeza que lá eles não me criticariam se eu por exemplo me prostasse somente a meu DEUS Pai, Filho e Espirito Santo, demonstrando que nunca prostaria para qualquer outro deus imposto.

    ResponderExcluir
  10. Sou católico e tenho a santíssima trindade como absoluta em minha vida , porém não vejo nada demais (coisas runíns como pregam a maioria das pessoas ) na maçonaria , realmente parece uma sociedade organizada com suas regras e afazeres .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação aqui no Blog O Rescator!
      Paz!

      Excluir
  11. Muito interessante mesmo sua explanação, estava tentando saber mais sobre essa filosofia, você me elucidou muito, Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Edson Costa!
      Volte sempre ao Blog O Rescator!
      Paz!

      Excluir
  12. Muito bom mesmo esse conteúdo sobre maçonaria, pois trabalho ao lado uma loja maçônica aqui na minha cidade, e algumas curiosidades a mim veio, apartir dai comecei algumas pesquisas leitura para entender como funciona, saber e enfim matar a curiosidade. Esse conteúdo aqui foi muito util para sanar algumas dúvidas.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios Ducka Jean!
      Volte sempre ao Blog O Rescator!
      Paz!

      Excluir
  13. Ótima explanação. Várias dúvidas foram esclarecidas.

    ResponderExcluir
  14. O que é errado se esconde, o que é certo é aberto a todos, a maçonaria não é uma religião, é um clube? Mas os clubes tem portas de entrada a maçonaria não tem, se o que a maçonaria esconde fosse realmente bom e verdadeiro não se esconderia, e se esconde é porque ninguém precisa da maçonaria para viver, ou seja, ela não é fundamental pra ninguém, é apenas uma perda de tempo, claro que é opção das pessoas seguir isso, e o que é fundamental para a vida das pessoas por lei deve ser acessível a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua estúpida opinião foi publicada como a opinião de todos.
      Devo responde com a mesma agressividade:
      Seu corpo é errado? Não? Então, por que você o esconde?
      Ou você anda nua pelas ruas?
      As lojas ou templos Maçônicos tem portas de entrada ou você acha que as pessoas entram pelo telhado ou materializam-se de suas casas lá para dentro?
      A senhora deveria ler um pouco mais principalmente os Evangelhos de Nosso Senhor Jesus O Cristo pois ele contradiz tudo o que a senhora está dizendo sobre esconder e mostrar.
      Perda de tempo foi o seu em ler este trabalho só com o intuito de criticar a Maçonaria.
      Curtir uma tarde em um barco em uma lagoa é ótimo para as pessoas e não existe lei que faça disso uma coisa acessível a todos.
      Fique em paz!

      Excluir
    2. Concordo plenamente com Rescator.em uma empresa a diretorias e á faxineiros oque se passa na diretoria não tem nada a ver com assuntos da faxina..ou seja em uma reunião de diretores um faxineiro não pode participar pois são assuntos particulares... Isso não quer dizer que a maçonaria deve expor suas reuniões para todos.o mal do ser humanobe julgar algo sem ter o minímo de conhecimento.

      Excluir
    3. Tal ves vc ou alguém próximo a vc já foi ajudado por algum maçon e vc não sabe como foi falado e é bíblico oque a esquerda faz a direita não precisa saber

      Excluir
    4. Não jogue perolas aos porcos...

      Excluir
  15. Olá acho muito errado dizer que a maçonaria é do mal,pelo que vejo eles se ajudam e sempre estão dispostos a fazerem o bem ao proximo. sempre vejo como exemplo ,pois imagina se ouvesse uma igreja que se ajudasse de tal forma que as pessoas teriam prazer em estar lá! muitos precissam de ajuda espiritual e financeira e vejo muitas religiões que não querem nem saber do proximo. por isso se os maçonicos se ajudam e fazem o bem ao proximo ,eles estão fazendo o certo . um abraço para todos . outra coisa se a maçonaria fosse algo ruim ninquem estaria nela ,pois as pessoas não são bobas a ponto de querer ir rumo ao inferno,se tem muitos sequidores é porque eles se sentem muito bem.Parabens para a maçonaria!

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto muito explicativo para o mundo profano

    ResponderExcluir
  17. Justo e Perfeito. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog. Sempre tive um fascínio pela maçonaria, espero ser um maçom. Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite.

    Enquanto nossa sociedade for secreta nunca sera banalizada por profanos.

    S:.F:.U:.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou teólogo, e simbologista da universidade de Harvard, e afirmo que a maçonaria e uma sociedade não discreta e sim secreta, que fas cultos ao Satanás e que eles são varias vezes citados nas passagens bíblicas do livro de apocalipse em sua forma decodificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então porque já que VC tem o comhecimento não passa para nos ?
      Você chega a postar em anonimo? Desculpe mas para mim suas palavras não tem credibilidade.

      Excluir
    2. O cara é teólogo e simbologista da universidade de Harvard e escreve "fas" com S. Ta certo! já sabemos por que ta em anônimo.

      Excluir
  21. os macons são ETs. são de outro planeta....tudo o que o homen semear irà colher...MUITO AMOR E BOAS COLHEITAS

    ResponderExcluir
  22. o rei salomão homem de Deus.quem estudar a sua historia,irá descobrir o que é a maconaria...cego,é aquele que é cego e não quer ver

    ResponderExcluir
  23. 01é meu nome: desde o principio da raca humana que os humanos procuram um deus,uma justificacao para tudo,ai cada humano encontrou o seu.depois surgiu a politica e cada um encontrou a sua politica.depois surgiu o fotebol e cada um tem o seu clube.depois etc etc etc...reator: agora é a tua vez......MUITO AMOR E BOAS COLHEITAS

    ResponderExcluir
  24. Tirou muitas dúvidas que eu tinha, muito obrigado, Deus te abençoei

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    Ótimo texto muito esclarecedor, infelizmente nos seres humanos somos muitos preconceituosos com qualquer coisa fora de nossa cultura, quando a pensadores de mente aberta como você (que não são muitos, comparando a numero de populacao) temos esclarecimentos de vários assuntos, sou crente em deus e principalmente na FE porque creio que ela e o motivo por continuarmos nossa luta dia apos dia, obrigado por passar o conhecimento do seu ponto de vista, para nos.
    Vou continuar a seguir seu blog

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde
    Uma mulher pode se tornar maçom ou somente ser a esposa de um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Milady Freitas! Paz!
      A Maçonaria tradicional, a qual foi objeto deste artigo, não aceita mulheres em seus quadros como participante; no entanto existem diversas atividades as quais as esposas dos maçons podem (e devem) participar. Não obstante existem Lojas Maçônicas femininas, muito parecidas com as masculinas (talvez idênticas), não são hostilizadas pela Maçonaria tradicional masculina, porém não é reconhecida pela mesma.
      Espero que a minha resposta tenha sido útil.
      Obrigado por ter visitado o Blog O Rescator! Paz!

      Excluir
    2. Rescator seu texto é excelente! Porém o aspecto da mulher é motivo de debates ferrenhos dentro da Ordem. A Maçonaria feminina é amplamente disseminada pelo Orbe terrestre, bem como a mista (aceita homens e mulheres). A questão do reconhecimento nas ditas regulares são somente por aspectos políticos e econômicos. O reconhecimento refere-se nesse caso a GLUI que por incrível que para somente reconhece uma potencia maçônica no Brasil que é o GOB. Então salvo algumas oficinas individualmente, as demais são irregulares. Pontos administrativos não fazem o reconhecimento entre irmãos e sim, toques, palavras e sinais. Por favor, não entenda como uma crítica esse explanação e sim um acréscimo de um E.'. A.'.
      TFA+SFU
      M.'.M.'.

      Excluir
  27. Boa noite!
    Eu sou politeísta e tenho muita curiosidade/interesse pela maçonaria, gostaria de saber/entender porque não aceitam mulheres? Perdoe minha falta de informação, mas acho esse conceito um tanto quanto machista.

    Paz/luz!

    Giselle Goncallves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Giselle! Paz!
      Não vejo porque isso seria machismo..
      Porque mulheres não podem entrar?
      Existem lugares de homens, de mulheres, de crianças, de animais...
      Por que ver as coisas com ótica preconceituosa?
      Apenas e tão somente é uma sociedade masculina e não feminina, só isso...
      Assim como existem colégios só para mulheres, e colégios só para homens...
      Um forte abraço!
      Paz!

      Excluir
  28. Boa tarde a todos, moro em Londrina pr, ano passado me deparei com um senhor que faz parte da maçonaria aqui em cidade, disse a ele a minha vontade de fazer parte da organização, ele disse que vai me ajudar ja li alguns livros sobre o assunto......teho 28 anos, minha duvida é! tenho um pequeno bar,sou pessoa honesta (não roubo,não pratico nada de errado) sou casado tenho duas filhas... não tenho vícios.... tenho nome limpo com contas e policia,única coisa devo cerca de 2000,00 reais de imposto que ainda não negociei questão de tempo.....COM ESTES REQUISITOS,TENHO CHANCES DE SER ACEITO? espero que tenha alguma pessoa por ai que possa me ajudar.... desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens condição, mas, tterás que negociar esta dívida primeiro.
      Receba meu Ósculo da Paz

      Excluir
  29. O Maçom ajuda o próximo, depois, cobra R$ 600 dos pacientes (ricos ou pobres), na consulta médica.

    ResponderExcluir
  30. Muito legal e esclarecedor. Já vi eles fazendo uma espécie de "consulta" com moedas. Como num jogo de búzios e gostaria de saber se todos são assim!? nunca tinha visto nada assim e achei interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consultam quem com moedas??? Fiquei curiosa também

      Excluir
  31. Boa tarde... Desculpe a curiosidade mas com tantas coisas boas oferecidas e com o estudo profundo que você fez sobre o assunto, porquê não se tornou um maçom ? Como é ser a mulher de um maçom lidando com as ausências em casa por conta dos compromissos contratados? Em sumo ao que é pregado, não acha que o que fortalece os laços da vida conjugal, como pai e marido são presenças efetivas na vida dessas pessoas e não destinando dias compromissados longe da família? Tenho um amigo que nos convidou, sendo a pessoa que sempre maltratou todos a sua volta , incluindo seus funcionários e hoje se diz uma pessoa melhor por conta da maçonaria: algumas sessões de terapia e como conseqüência uma crise de consciência poderiam surtir o mesmo efeito de torná-lo melhor ? Nossa vida financeira passa a ter uma espécie de auditoria para medir se estamos aptos a continuar participando ? Por favor me ajude, estou lendo muita coisa para decidir em conjunto com meu marido mas ainda não encontrei nenhuma afinidade apesar do meu marido apostar que é interessante. Obrigada pelo texto já ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde senhora! Paz!
      Espero poder responder as suas perguntas.
      A senhora quer saber o por que eu não sou maçom, bom em primeiro lugar eu acho um pouco estranho uma pessoa que não se identifica e entra em comentários como anônima fazer perguntas de foro íntimo para o autor de uma artigo, mesmo assim irei responder.
      Não sou maçom porque para ser maçom é necessário ser convidado para tal e eu não fui.
      Até onde eu sei a maçonaria promove a união familiar até as últimas conseqüências, sendo inclusive contra a separação do casal. Nunca ouvi falar de "longas ausências por conta de compromissos contratados" até onde sei as reuniões da Maçonaria são apenas uma vez por semana e apenas por algumas horas. As mulheres de maçons são altamente valorizadas (são tratadas entre os maçons carinhosamente de "cunhadas". Não existe nada disso que a senhora comentou de "ficar longe da família" isso é no mínimo invenção. Quanto ao seu amigo que batia nas pessoas acho que a senhora deve fazer essas perguntas para ele e não para mim. Desconheço esta situação de "auditoria para medir se estão ou não aptos a continuar na maçonaria" (uma vez maçom sempre maçom). Se seu marido foi de fato convidado, recomendo que ele aceite e deixe as coisas acontecerem naturalmente. Maçonaria é uma coisa boa, não é bicho papão.
      Espero ter ajudado.
      Um forte abraço! Paz!

      Excluir
    2. muito boa suas resposta ...como faco p entrar na ordem ..me apresente por favor ...irmao rescator

      Excluir
  32. A maçonaria é uma ordem exemplar, construtora da boa moral humana e respeito a liberdade das pessoas.
    Parabéns pelo blog muito bom e esclarecedor.
    Um T.'.F.'.A.'.
    Ir.: Eduardo Farias Pelotas/RS

    ResponderExcluir
  33. É importante o esclarecimento e acima de tudo o respeito.DEUS nos fez diferentes uns dos outros, porem a sua imagem e semelhança em retidão, humildade, gratidão...cabe a cada um se descobrir parte desse ser.santana AP

    ResponderExcluir
  34. Parabéns, Mano.: É assim que esclarecemos aos profanos, tirando essas mentiras das suas mentes.
    Um TFA.:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maçonaria interna, a segunda ordem invisível pratica sim magia negra e presta adoração a satan.

      Excluir
    2. Se você não conhece essa verdade é porque não alcançou alto grau na ordem.

      Excluir
  35. A maçonaria tem altar, templo, vestes liturgicas, bíblia, rituais adora o deus gadu e não é religião? ? ? kkkkkkkk,kkkkk, kkkkk o que me consola é que sei que a maçonaria treina muito bem o maçon para mentir é por isso que ela tomou conta da política e do judiciário brasileiro. Todo maçon é mentiroso contumas, rei do engano,dissimulado e mal, no seu íntimo um ser muito maliguino capaz de tudo.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria Eu Ronaldo Alves Monteiro de me tornar em um Maçon e ser Rico sou jundiaiense da Rua São Leopoldo, 21, Vila Arens, fones (11) 9563-90222 e conta salário 010631 e agência 8769 do Itaú queria que me fossem depositados R$ 7.000,00 todos os meses na minha conta salário 01063-1 e na agência 8769 do Banco Itaú S/A.

    ResponderExcluir
  37. Fazemos o bem, sem necessariamente saber a quem e que ninguém saiba.

    ResponderExcluir
  38. Fazer o bem, sem saber a quem e sem que ninguém saiba.

    ResponderExcluir
  39. A pessoa precisa ser casada?

    ResponderExcluir
  40. Boa nova a todos, eu sou um um dos agentes enviados pelo Senhor Superior (Grão-Mestre) para trazer o maior número de aqueles que estão interessados ​​em se tornar um membro do grande templo Illuminati, Tornando-se um membro dos Illuminati. são as suas qualificações; -apenas aqueles que podem fornecer o serviço para si, como os políticos, músicos, Homem de Negócios / mulher, estudante, eu faço negócios, eu possuo uma empresa de construção, e eu também possui um dos loja Maior Electronic Appliance, e minha família vive agora nos EUA, eu fui como você, me & minha esposa eram financeiramente para baixo para uma refeição completa por dia, que tipo de vida foi que para viver, eu vivia na pobreza, até que vi uma oportunidade de ser um membro de o grande templo de ILLUMINATI FRATERNIDADE e tomei a minha chances e eu tenho sido um membro para perto de 10 anos. Quanto mais alto você obter o mais rico você se tornar Illuminati, ele faz o seu negócio crescer mais rápido do que você pode imaginar, Illuminati traz o talento em você e torná-lo famoso, como você se tornar um membro da ordem Illuminati receberá 3.000.000 dólares imediatamente em sua conta bancária como um novo membro, há muitos mais outros benefícios que têm a ganhar, por isso, se você estiver interessado em ser um membro entre em contato com o nosso EMAIL jointhebrotherhoodilluminati@gmail.com Participe hoje US & tornar-se rico, poderosos e famosos toda a sua vida

    ResponderExcluir
  41. A maçonaria é uma farsa ! Nada mais que um engodo ! Não é religião, mas usa os moldes de uma ! Não adora satã e nem deus, somente serve aos interesses dos homens, em especial os que estão nos altos cargos dentro da ordem ! Perdi mais de um ano da minha vida dentro desse lixo, apenas p descobrir que não passa de um esquema de lavagem de dinheiro travestido dd ordem ! A maioria dos maçons são mentirosos e manipuladores, exploram os bem intencionados que adentram a essa maldita armadilha, acreditando na propaganda feita (propositalmente) dos feitos "mui nobres" da "ordem" ao longo da historia da humanidade ! Essa porcaria é um antro para vermes e golpistas pomposos que vivem do dinheiro alheio ! Praticam estelionato com seu esquemas de capitação de novos candidatos (isso mesmo amiguinhos, se queres ser maçom, prepara-te o bolso). Aconselho a todos que não se involvam com esse esquema de lavagem de dinheiro, ou apenas vão descobrir, mais cedo ou mais tarde, que só perderam tempo e dinheiro, pois lá nada é justo e tão menos perfeito !

    ResponderExcluir
  42. Na maçonaria interna da segunda ordem, existe a prática de magia negra, isso não é escondido nem pelos seus membros de alto graus, que mesmo em redes sociais, declaram a adoração a Satan ou Lúcifer, não em termos simbólicos de expansão da consciência, mas pela prática goética e de pactos com as entidades dos daemons.

    Sei que não irá publicar meu comentário, porém a verdade é que a muito a augusta ordem entrou em decrepitude espiritual.

    ResponderExcluir
  43. TODO MAÇOM É UM MENTIROSO OBSESSIVO COMPULSIVO !

    ResponderExcluir
  44. Gostei do texto, mas quero saber mais sobre a maçonaria para mulheres. Se realmente existe, como entrar em contato direto e se também existe a tal relação de irmandade.

    ResponderExcluir
  45. Vamos ver o que os textos das lojas dizem sobre entrar na maçonaria.

    http://glimb.org/artigos-livres/regularidade-e-reconhecimento/

    http://glimb.org/o-que-e-a-maconaria/como-entrar/

    http://glimb.org/o-que-e-a-maconaria/requisitos/

    http://glimb.org/o-que-e-a-maconaria/enviar-proposta/

    ResponderExcluir
  46. Na bíblia não fala "diabo"???
    Leia Mateus 4:1 e veja vc mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os originais da Bíblia o correto é Satanás inclusive em Mateus 4:1 (em alguns poucos casos é traduzido como Demônio). Qualquer Bíblia que fale em diabo é uma Bíblia com problemas de tradução intencional ou por incompetência. Não existe a palavra diabo na Bíblia simplesmente porque a ideia de "diabo" só ocorre a partir do Século IX.

      Excluir
  47. Muito legal o texto. Tenho só um pequeno comentario: Lucifer vem di latim, significa slgo como "ladrão da luz": luci é o genitivo de lux (luz, no genitivo se traduz por "da luz") e fer deriva do substantivo fur, que se traduz por ladrão. Esse substantivo se verbaliza por fero, que significa algo como carregar, transportar. Daí derivou a palavra feretro no português.
    Fraternal abraco!

    ResponderExcluir
  48. Muito legal o texto. Tenho só um pequeno comentario: Lucifer vem di latim, significa slgo como "ladrão da luz": luci é o genitivo de lux (luz, no genitivo se traduz por "da luz") e fer deriva do substantivo fur, que se traduz por ladrão. Esse substantivo se verbaliza por fero, que significa algo como carregar, transportar. Daí derivou a palavra feretro no português.
    Fraternal abraco!

    ResponderExcluir
  49. Minha mãe, Adimea Massud Felippe, POÁ/SP, cometeu o crime de falsificar atestado médico junto a Escola SESI. A Instituição moveu processo crime. Meu pai, advogado, Dr. Bertholdo Klinger Felippe, OAB 37173/SP, usando-se da Maçonaria, pediu para o médico mentir em processo judicial afirmando que ele (o médico) mandou adulterar o atestado, afastando assim, o crime da Dona Adiméa. Os hipócritas ganharam na justiça. Depois meu pai entrou com um processo pedindo indenização por danos morais. Dona Adiméa dizia ser livramento de Deus! (Católica Praticante). Isso é ensinamento da Maçonaria ? Depois conto como o outro membro da Maçonaria, Bertholdo Klinger Felippe Jr, de Itaquaquecetuba/SP desviou mercadoria de dentro da Receita Federal, mercadorias estas que deveriam ser incineradas. Esses são os integrantes da Maçonaria! Com tanto poder paralelo e invisível, melhor eu tomar cuidado com isso que escrevo.

    ResponderExcluir
  50. Minha mãe, Adimea Massud Felippe, POÁ/SP, cometeu o crime de falsificar atestado médico junto a Escola SESI. A Instituição moveu processo crime. Meu pai, advogado, Dr. Bertholdo Klinger Felippe, OAB 37173/SP, usando-se da Maçonaria, pediu para o médico mentir em processo judicial afirmando que ele (o médico) mandou adulterar o atestado, afastando assim, o crime da Dona Adiméa. Os hipócritas ganharam na justiça. Depois meu pai entrou com um processo pedindo indenização por danos morais. Dona Adiméa dizia ser livramento de Deus! (Católica Praticante). Isso é ensinamento da Maçonaria ? Depois conto como o outro membro da Maçonaria, Bertholdo Klinger Felippe Jr, de Itaquaquecetuba/SP desviou mercadoria de dentro da Receita Federal, mercadorias estas que deveriam ser incineradas. Esses são os integrantes da Maçonaria! Com tanto poder paralelo e invisível, melhor eu tomar cuidado com isso que escrevo. José Alex Felippe (11) 9 6557-6606

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Sr. Jorge, faz uns dez dias que recebi o convite para ingressar em uma Loja de minha cidade, Londrina/PR, porém, creio que não não poderei aceitá-lo, pois minha esposa tem muito preconceito contra a Maçonaria. Aos poucos, estou tentando quebrar esse preconceito com conversas sobre o tema. Essa sua postagem de 2013 me será de grande valia. Um abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  52. Até que enfim encontrei explicações satisfatória.

    ResponderExcluir
  53. INTRODUÇÃO AO illuminati (chamar-nos sobre este 2348151135726 puder
    Adicione-nos no WhatsApp nesta +2348151135726, é um bem
    fato conhecido que illuminati consistem em multi milionários, bilionários
    que têm grande influência sobre a maioria dos assuntos globais, incluindo
    o planeamento de um novo WorldOrder. Muitos líderes mundiais, presidentes,
    Primeiros-Ministros, royalties e altos executivos de grande fortuna
    5000 empresas são membros illuminati. Agora, pela primeira
    Vez na história, estamos abrindo nossas portas para as massas. Se vocês
    gostaria de se juntar illuminati, Basta registar-se connosco hoje @ Email
    endereço: RAYMONDLOGAN01@YAHOO.COM ou você também pode chamar-nos com este 2348151135726 Adicione-nos no WhatsApp nesta
    +2348037913855 Benefícios dados aos novos membros que se juntam
    illuminati. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 3,000000 um novo sonho Sleek
    CARRO no valor de USD $ 120.000 A Dream House comprados na
    país de sua própria escolha Um feriado Month (totalmente pagos) para o seu
    sonho destino turístico. Um ano pacote de Golf Membership A
    tratamento V.I.P em todos os aeroportos do mundo Uma mudança total de estilo de vida
    O acesso ao Bohemian Grove Um mês reservado Appointment with
    Principais Líderes mundiais e 5 Top 5 celebridades no mundo.

    ResponderExcluir
  54. INTRODUÇÃO AO illuminati (chamar-nos sobre este 2348151135726 puder
    Adicione-nos no WhatsApp nesta +2348151135726, é um bem
    fato conhecido que illuminati consistem em multi milionários, bilionários
    que têm grande influência sobre a maioria dos assuntos globais, incluindo
    o planeamento de um novo WorldOrder. Muitos líderes mundiais, presidentes,
    Primeiros-Ministros, royalties e altos executivos de grande fortuna
    5000 empresas são membros illuminati. Agora, pela primeira
    Vez na história, estamos abrindo nossas portas para as massas. Se vocês
    gostaria de se juntar illuminati, Basta registar-se connosco hoje @ Email
    endereço: RAYMONDLOGAN01@YAHOO.COM ou você também pode chamar-nos com este 2348151135726 Adicione-nos no WhatsApp nesta
    +2348037913855 Benefícios dados aos novos membros que se juntam
    illuminati. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 3,000000 um novo sonho Sleek
    CARRO no valor de USD $ 120.000 A Dream House comprados na
    país de sua própria escolha Um feriado Month (totalmente pagos) para o seu
    sonho destino turístico. Um ano pacote de Golf Membership A
    tratamento V.I.P em todos os aeroportos do mundo Uma mudança total de estilo de vida
    O acesso ao Bohemian Grove Um mês reservado Appointment with
    Principais Líderes mundiais e 5 Top 5 celebridades no mundo.

    ResponderExcluir
  55. INTRODUÇÃO AO illuminati (chamar-nos sobre este 2348151135726 puder
    Adicione-nos no WhatsApp nesta +2348151135726, é um bem
    fato conhecido que illuminati consistem em multi milionários, bilionários
    que têm grande influência sobre a maioria dos assuntos globais, incluindo
    o planeamento de um novo WorldOrder. Muitos líderes mundiais, presidentes,
    Primeiros-Ministros, royalties e altos executivos de grande fortuna
    5000 empresas são membros illuminati. Agora, pela primeira
    Vez na história, estamos abrindo nossas portas para as massas. Se vocês
    gostaria de se juntar illuminati, Basta registar-se connosco hoje @ Email
    endereço: RAYMONDLOGAN01@YAHOO.COM ou você também pode chamar-nos com este 2348151135726 Adicione-nos no WhatsApp nesta
    +2348037913855 Benefícios dados aos novos membros que se juntam
    illuminati. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 3,000000 um novo sonho Sleek
    CARRO no valor de USD $ 120.000 A Dream House comprados na
    país de sua própria escolha Um feriado Month (totalmente pagos) para o seu
    sonho destino turístico. Um ano pacote de Golf Membership A
    tratamento V.I.P em todos os aeroportos do mundo Uma mudança total de estilo de vida
    O acesso ao Bohemian Grove Um mês reservado Appointment with
    Principais Líderes mundiais e 5 Top 5 celebridades no mundo.

    ResponderExcluir
  56. INTRODUÇÃO AO illuminati (chamar-nos sobre este 2348151135726 puder
    Adicione-nos no WhatsApp nesta +2348151135726, é um bem
    fato conhecido que illuminati consistem em multi milionários, bilionários
    que têm grande influência sobre a maioria dos assuntos globais, incluindo
    o planeamento de um novo WorldOrder. Muitos líderes mundiais, presidentes,
    Primeiros-Ministros, royalties e altos executivos de grande fortuna
    5000 empresas são membros illuminati. Agora, pela primeira
    Vez na história, estamos abrindo nossas portas para as massas. Se vocês
    gostaria de se juntar illuminati, Basta registar-se connosco hoje @ Email
    endereço: RAYMONDLOGAN01@YAHOO.COM ou você também pode chamar-nos com este 2348151135726 Adicione-nos no WhatsApp nesta
    +2348037913855 Benefícios dados aos novos membros que se juntam
    illuminati. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 3,000000 um novo sonho Sleek
    CARRO no valor de USD $ 120.000 A Dream House comprados na
    país de sua própria escolha Um feriado Month (totalmente pagos) para o seu
    sonho destino turístico. Um ano pacote de Golf Membership A
    tratamento V.I.P em todos os aeroportos do mundo Uma mudança total de estilo de vida
    O acesso ao Bohemian Grove Um mês reservado Appointment with
    Principais Líderes mundiais e 5 Top 5 celebridades no mundo.

    ResponderExcluir
  57. A FÉ HUMANA E A DIVINA

    No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade.
    Até ao presente, a fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo a exalçou como poderosa alavanca e porque o têm considerado apenas como chefe de uma religião. Entretanto, o Cristo, que operou milagres materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação. Também os apóstolos não operaram milagres, seguindo-lhe o exemplo? Ora, que eram esses milagres, senão efeitos naturais, cujas causas os homens de então desconheciam, mas que, hoje, em grande parte se explicam e que pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente compreensíveis?
    A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendures que se não chegue a vencer.
    O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.
    Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar ao que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. Um Espírito Protetor.(Paris, l863.)

    KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB. Capítulo 19. Item 12.
    FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER - 06.11.2016

    ResponderExcluir
  58. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwix6MTNyp_WAhXCvZAKHdsmAdcQFgg-MAQ&url=https%3A%2F%2Ffratresinunum.com%2F2013%2F09%2F11%2Fa-maconaria-segundo-um-ex-macom%2F&usg=AFQjCNEe1aW6aoTE46bWTLN2_hdh3bsLMg

    ResponderExcluir
  59. https://fratresinunum.com/2013/09/11/a-maconaria-segundo-um-ex-macom/

    ResponderExcluir
  60. Olá fui convidado a ser maçom mais não sei oq fazer.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.