sábado, 26 de setembro de 2009

Você é Carioca? Quem é Carioca?

O que é ser Carioca?
Bom, vamos começar pela etimologia da palavra: Cari = Branco; Oca = Casa. Então, casa branca ou casa de branco, ou ainda casa pintada de branco.
Havia uma tribo indígena, nas imediações de onde hoje fica o Bairro do Catete e adjacências que se denominavam Índios Cariocas ou Tribo dos Cariocas.
Agora vamos a um pouco de geo-política: Existe uma palavra chamada: Gentílico, em miúdos gentílico designa onde você nasceu: você nasceu no Brasil, logo você é Brasileiro; você nasceu no Rio Grande do Sul, logo você é Gaúcho. Eu prefiro um termo um pouco mais científico este termo é: Etnônimo. Um conjunto de fatores que define a origem de uma pessoa ou de um grupo. Estrutura social, políticas afins e um território em comum.
Então, eu nasci na CIDADE DO RIO DE JANEIRO logo sou Carioca; mas eu também nasci no ESTADO DO RIO DE JANEIRO eu sou FLUMINENSE pelo nascimento neste Estado.

Se você não nasceu na CIDADE do Rio de Janeiro VOCÊ NÃO É CARIOCA.
Você nasceu em Itaboraí? Você é Itaboraiense, mas como Itaboraí fica dentro do ESTADO do Rio de Janeiro, você também é Fluminense.

O que me espanta é que essa confusão só se dá na Cidade e Estado do Rio de Janeiro.
Não me diga que é devido a CIDADE e o ESTADO ter o mesmo nome pois não procede; o mesmo não acontece em São Paulo; não existe confusão alguma: Quem nasce na CIDADE de São Paulo é Paulistano, quem nasce no ESTADO de São Paulo é Paulista.

Mas quando se trata do Rio de Janeiro é quase uma obsessão todos dizerem que são Cariocas.

Seja no Brasil ou no exterior qualquer um que nasce em uma cidade do interior do ESTADO DO RIO DE JANEIRO (não necessariamente muito para o interior) diz que é Carioca.

Eu já passei por situações incríveis:

- Oi! Eu percebi que você é brasileiro!
- Sou sim, muito prazer, meu nome é Jorge e o seu?
- Washington, de onde você é lá no Brasil?
- Sou Carioca, e você?
- Eu também!
- De que Bairro?
- Sou do Centro de Nova Iguaçu!
- Bom, então você não é Carioca, você é Iguaçuano!
- Não, eu sou Carioca. Tchau.

Eu poderia escrever e descrever dezenas talvez centenas de situações que eu passei sobre o mesmo assunto, mas duvido que você gostaria de ler.
Por que isso acontece?
Eu descobri alguns motivos:

1º - Status; dá status dizer que é Carioca mesmo que não se faça a mínima ideia de onde fica a Tijuca. As pessoas dão mais atenção a quem diz que é Carioca.

2º - Aparecer para os homens; algumas pessoas acham que não tem graça nenhuma quando se está fora da sua cidade dizer que é Petropolitana (quem nasce na Cidade de Petrópolis) ou Gonçalense (quem nasce em São Gonçalo). O estereótipo da mulher Carioca é biquínis minúsculo, shortinhos curtos e apertados, mulheres liberadas etc.. Em contra partida em Petrópolis via de regra faz um frio do cacete e as mulheres tem que se vestir com um gorro, cachecol, uma blusa que ninguém vê pois está encoberta por um ou dois casacos, luvas, calças compridas meias de lã e botas.

3º - Aparecer para as mulheres; alguns homens tem vergonha de dizer que são de Silva Jardim, pois que quase ninguém ouviu falar e além do mais onde fica a fama do homem Carioca? A fama de que é "experto", superior e/ou malandro.

4º As novelas da Rede Globo de Televisão; via de regra as novelas são gravadas na CIDADE do Rio de Janeiro, com belas praias, belas paisagens, belas mulheres e homens, o que a maioria não atenta é que muitos destes atores e atrizes nem são do Rio, são de várias cidades do país, mas fazem papel de Cariocas. Quando uma novela é gravada em alguma cidade do interior do ESTADO do Rio de Janeiro eles mudam o nome da cidade para um nome fictício: Itaboraí vira Albuquerque, Cabo Frio vira uma cidade praiana com um nome fictício tipo Cidade dos Anjos ou Praia da Tranquilidade.

5º Porque é mais fácil; Pois é, muitas vezes é mais fácil dizer que é Carioca do que dizer que é Araruamense (quem nasce em Araruama). Eu conversei com algumas pessoas de São Gonçalo e eles me falaram que é mais fácil dizer que é Carioca que Gonçalense pois fora do ESTADO do Rio de Janeiro poucos sabem onde fica o município de São Gonçalo.

6º e último motivo; Burrice.

Bem, fora alguns idiotas, que dizem que ser Carioca é um estado-de-espírito! Bom, negócio de espírito é melhor resolver com o pai-de-santo de plantão.

Um Abraço

8 comentários:

  1. O mesmo acotece aqui no DF Rescator.

    Aqui agrande maioria tem o erro de dizer que é de Brasília ou é Brasiliense, o que está errado também assim como Carioca pro RJ e Paulistano pra SP.

    Aqui dentro do DF se enconra a capital Brasília que é a cidade do Plano Piloto que engloba Asa Sul, Asa Norte e Centro, e outras cidades que são chamadas cidades satélites e/ou regiões administratidas.

    Portanto só é Brasiliense em nasceu exatamente em Brasília ou Plano piloto que é o mesmo que Brasília, agora quem nasce em uma das cidades satélites são chamados de acordo com a cidade que nasceu, óbvio.

    Eu por exemplo nasci na cidade setélite do Gama, sou Gamense, moro em outra cidade que é Taguatinga, quem nasci aqui é Taguatinguense, quem nasceu na Ceilândia é Ceilandense e assim vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas Brasília ainda tem a desculpa de ser uma cidade nova, mas o Rio de Janeiro com mais de 400 anos de existência e a grande maioria das pessoas forçarem uma barra para confundir Carioca com Fluminense, é dose não é mesmo?
      Um abraço

      Excluir
    2. CARIOCA É QUEM NASCEU NA EXTINTA GUANABARA, NO ESTADO DA GUANABARA, NAO EXISTE MAIS, AGORA QUE NASCE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CHAMA-SE FLUMINENSE, CARIOCA É UMA RAÇA EM EXTINÇAO, APRENDA IDIOTAS....

      Excluir
  2. Boa tarde,obrigado por ter a oportunidade de me unir aos meus amigos novos do RIO de Janeiro.Muitas saudades e em breve voltarei para cidade maravilhosa.Desejo a todos cariocas um final de ano
    de muita paz,saúde,din-din que todos desejos sejam realizados em 2016.

    Carla Isa Lauria.Tricolor de coração!

    ResponderExcluir
  3. CARIOCA É QUEM NASCEU NA EXTINTA GUANABARA, NO ESTADO DA GUANABARA, NAO EXISTE MAIS, AGORA QUE NASCE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CHAMA-SE FLUMINENSE, CARIOCA É UMA RAÇA EM EXTINÇAO, APRENDA IDIOTAS....

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que não estou sozinha nessa ! sempre arrumo confusão com as pessoas quando falo que elas não são cariocas ! e que carioca é só quem nasce na cidade do Rio ! eles falam que é besteira !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado por participar do Blog O Rescator!
      Que bom que você gostou do texto!

      Excluir
  5. O cara lá no Amazonas ouve seu sotaque te chama de carioca e a culpa é sua por ser de São Gonçalo ibecibilidade do autor que não tem ensino médio pra saber que ninguém fora do Estado tem a obrigação de saber em qual cidade vc nasceu e sim no estado e o sotaque

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.