quinta-feira, 4 de março de 2010

O que quer dizer Google?

Eu tenho reparado que muitas pessoas pensam que a palavra Google é apenas um nome engraçado de uma marca; na verdade Google é uma expressão numérica, uma quantidade e de certa forma um valor.
 
Quando o ser humano começou a estudar o espaço cósmico, os matemáticos e os físicos (melhor ainda os astrofísicos) não tinham expressões numéricas para medir grandes distâncias.
 
Quando se estimou (e depois foi confirmado com uma precisão incrível) a distância da Terra a Lua, ainda se usava para medir essas distâncias, o metro e o seu valor multiplicado por mil o Quilômetro ou seja quilometro = a mil metros (k = a mil em qualquer medida, por exemplo Kilo = quilograma que é igual a mil gramas).
Até aí tudo bem, a distância da Lua para a Terra é de apenas 384.405 Km.
 
Mas, logo depois nós começamos a estimar outras distâncias como a distância da Terra para o Sol que é de cerca de 150.000.000 km.
Nesta época, não existiam computadores, nem calculadoras eletrônicas, no máximo existiam as réguas de cálculo (eu tenho menos de 50 anos e cheguei a usar régua de cálculo).
 
Fazer cálculos simples como 2 x 567 é relativamente fácil, mas fazer um cálculo com um número na casa dos milhões já fica mais complicado; então os estudiosos decidiram criar uma unidade que representasse a distância da Terra para o Sol e assim foi criada a UA que significa Unidade Astronômica, uma Unidade Astronômica representa a distância da Terra para o Sol 149.597.870.
 
Bom, aí nós começamos a estudar astros mais distantes como por exemplo a estrela Alfa do Centauro que é a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar; ela fica a distância de 265.796.404.721 de UA é um número muito grande não é?
Então, decidiu-se criar o Parsec (a história é muito comprida para explicar aqui).
 
Vamos tomar uma distância bem maior do que a distância do Sol para Alfa do Centauro; a distância entre a Terra e o Centro da nossa Galáxia a Via Láctea 7,9 Kpc (quase 8 mil Parsec's), (é longe pra caramba!).
 
Depois passou a ser usado o Ano-Luz que é a distância que a luz percorre durante um ano que é equivalente em quilômetros a 39.762.576.000.000.
 
Esses números passaram a ficar enormes dificílimos de trabalhar para efeito de cálculo e fora completamente do escopo de nossa imaginação.
 
Durante as discussões entre os números e o ser humano, o Matemático americano Edward Kasner, escreveu o livro "A Matemática e a Imaginação" e para representar um número muito, muito, muiiiito grande ele pediu ao seu sobrinho de 8 anos (Milton Sirotta) para inventar um nome para esse número muiiiito grande; e ele falou: Googol!. Bom, o número Gogol que é equivalente ao numero 1 seguido de 100 zeros separados por pontos a cada conjunto de 3 algarismos representando a casa dos milhares. 1 googol até hoje não obteve utilização prática; fica dentre as chamadas "ficções úteis" como o zero (que não existe, mas nós o usamos para fins de trabalho).
 
Os fundadores do Google utilizaram esse conceito de uma coisa muito grande (a Internet) e muito longe do infinito.
 
Provavelmente mudaram a grafia para não incorrer em problemas legais pois é difícil registrar uma marca com o nome de uma expressão numérica. Seria como você fundar uma empresa com a marca registrada X ou Z (Spike Lee teve esse problema quando lançou o Filme Malcon X).
 
Ah! Eu ia esquecendo, mesmo sem ter uma utilização prática para o número google, já existe o google plexo (ou googol plex), é grande para dédéu.
 
Um abraço!
Jorge Costa

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELA EXPLICAÇÃO SINGELA MAS EFICIENTE!

    ASS.: JANGALMAN

    ResponderExcluir
  2. Em estatistica, por exemplo, numeros grandes e' muito usado, tendo aplicacao pratica sim.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.